O novo terminal de ônibus estará interligado à futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda e será totalmente construído pela CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM publicou na edição desta quarta-feira (12/01) no Diário Oficial o edital para contratação de execução de obras do terminal de ônibus Varginha que estará interligado à futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, que tem obras em andamento e previsão de entrega à população ainda este ano.
A implantação do terminal urbano de integração faz parte de um convênio assinado entre a CPTM e a SPtrans em maio de 2020 para viabilizar recursos para a construção, sob responsabilidade da CPTM e acompanhamento e fiscalização em conjunto com a SPTrans. O novo terminal de ônibus, implantado na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, junto à futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, amplia a integração entre modais rodoviário e trilhos para atender à demanda de passageiros da região do extremo Zona Sul de São Paulo.
O valor estimado da contratação é de R$ 90.827.405,69 (base setembro/2021), com prazo para execução previsto em 36 meses, sendo 24 meses para execução dos serviços e 12 meses de operação assistida, o novo terminal atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso.
O escopo técnico prevê a realização de obras civis que contemplam a implantação de acesso viário ao terminal, implantação de acessos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade aos critérios e parâmetros da NBR 9050. Implantação de plataformas de passageiros, construção do edifício operacional, com áreas operacionais e de funcionários, construção do edifício de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas. Além de toda infraestrutura com implantação de sistemas de energia, soluções sustentáveis com captação de energia solar e aproveitamento de águas pluviais, bem como equipamentos de segurança com instalações de proteção e combate a incêndio, sistemas mecânicos e de utilidades, eletrônicos para tecnologia da informação, entre outros.
A licitação deve ocorrer na forma presencial pelo modo de disputa aberto, critério de julgamento menor preço e regime de execução de “contratação semi-integrada”. A sessão pública está agendada para 23 de março deste ano e a estimativa é que na 1ª quinzena de maio contrato seja formalizado com o vencedor do certame.
Obras da Estação Varginha
As obras da futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda da CPTM estão na fase de implantação da infraestrutura para via permanente e rede aérea. Iniciada em 2020, a construção da estação faz parte do lote 2 do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo com investimento total de R$ 975 milhões e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.
Incluem o projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas entregues no ano passado. Foram entregues dois viadutos rodoviários, o Micronésia e Jacopo Torriti, localizados entre as estações Grajaú e Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, permitindo travessias de veículos e pedestres sobre as vias férreas. Na infraestrutura civil, o complexo projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos na construção de mais dois viadutos rodoviários, um terá o nome de Leste-Oeste, que permitirá a travessia de veículos e pedestres sobre as vias férreas, e o viaduto Paulo Guilguer Reimberg, que já conta com um desvio feito na avenida para andamento da obra. Completam o projeto uma passarela sobre a ferrovia e cinco passagens inferiores, sendo duas exclusivamente para pedestres.
No tocante à operação, dentro da expansão da Linha 9-Esmeralda já foi construída a subestação de energia Mendes e acréscimo da subestação Dutra, unidades que vão possibilitar aos trens trafegarem entre as estações Grajaú e Varginha, além de dar suporte de energia para sinalização ferroviária no trecho. A estimativa é que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9 diariamente com o funcionamento integral das novas estações.
Com investimento de R$ 87 milhões, a Estação Varginha está prevista para ser entregue à população no segundo semestre deste ano com um período de 12 meses de operação assistida. Localizada na divisa com Parelheiros, a estação beneficiará cerca de 50 mil passageiros por dia vindo de bairros, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara. Para acesso dos passageiros à estação serão implantadas três passarelas, sendo que uma das passarelas será de interligação ao novo terminal de ônibus.
As obras civis contemplam a construção de 5 mil metros de via permanente e rede aérea, execução do pátio de estacionamento e manobra de trens, duas plataformas de acesso aos trens no Pátio de Varginha, salas técnicas operacionais, seis muros de contenção e aterro no entorno do Viaduto Ferroviário 2. Toda a infraestrutura para instalação de sistemas elétricos e de sinalização, como instalação de 2.440 metros de banco de dutos para eletrificação, sistemas de sinalização e dados, bem como cabine primária de alimentação elétrica.
A Estação Varginha contará com todos os itens de acessibilidade universal, equipada com dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. A estação contará com um bicicletário com capacidade para 750 bicicletas.
Seguindo os padrões de sustentabilidade da companhia, a estação terá equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários e reaproveitamento de água pluvial.
12/01/2022 – CPTM