Parceria entre SuperVia e Polícia Militar resulta em aumento das prisões dentro do sistema

Na sexta-feira (17/12), por exemplo, policiais militares e agentes de controle atuaram juntos na detenção de um homem que tentava furtar cabos de sinalização

Em três meses de atuação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) na SuperVia, foi registrada redução de 38% das ocorrências de furto e roubos a clientes e 54% de aumento nas prisões dentro do sistema. Por meio dessa parceria, os policiais atuam nas áreas mais sensíveis apoiando as forças de segurança do Estado no combate a furtos e roubos, e evasão de renda, que é quando as pessoas pulam muros/grades ou acessam o sistema ferroviário através de buracos nos muros para não pagar passagens.

Um exemplo dessa atuação aconteceu na manhã da última sexta-feira (17/12), quando policiais do Proeis também agiram no combate a crimes no sistema. Eles foram acionados pela SuperVia e, em apoio aos agentes de controle da concessionária, realizaram a detenção de um homem que tentava furtar cabos de sinalização nas proximidades da estação Maracanã. Ele foi encaminhado para a delegacia pelo Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). Na quarta-feira (15/12), um policial atuou coibindo evasão de renda após um homem acessar a estação Campo Grande por cima da roleta de saída (vídeo em anexo).

A ampliação da colaboração entre a SuperVia e a PM ocorreu partir do aumento das ocorrências de segurança pública, em especial furto de cabos de sinalização e grampos de fixação dos dormentes. Para essa parceria, a SuperVia estabeleceu um termo de cooperação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Polícia Militar, para que policiais possam trabalhar no sistema ferroviário para aumentar a percepção de segurança dos clientes e colaboradores.

Para 2022, a SuperVia vai aprofundar as ações de sua área de inteligência com apoio de novas tecnologias e incrementar o policiamento militar em estações críticas, além de aprimorar a capacitação das equipes e a infraestrutura no sistema.

“Além de contribuir com informações e imagens que possam auxiliar o trabalho das autoridades policiais nas investigações, é importante para a SuperVia que colaboradores e clientes tenham essa percepção de segurança nas estações. Por isso, em setembro, estabelecemos a parceria com a Polícia Militar e estamos aprimorando nossa área de segurança. É importante destacar também que a SuperVia incentiva o contato com o Disque Denúncia (2253-1177). A população em geral pode fazer denúncias a respeito de vários tipos de crimes e violações no sistema ferroviário, e o anonimato é garantido”, afirma Silmar Cavalieri, Gerente de Estações e Segurança da SuperVia.

21/12/2021 – SuperVia