Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô aderem ao Dia Nacional do Samba com exibição da mostra Três Grandes do Samba

Passageiros da ViaQuatro e ViaMobilidade terão a oportunidade de conhecer mais sobre a música e a vida de Cartola, Dona Ivone Lara e Nelson Cavaquinho com exibição gráfica feita por adolescentes do oitavo ano do Ensino Fundamental

A ViaQuatro e a ViaMobilidade, promovem a exposição Três Grandes do Samba, em comemoração ao Dia do Samba, celebrado em 02 de dezembro. Os passageiros das linhas 4-amarela e 5-lilás, cuja operação e manutenção é de responsabilidades das respectivas concessionárias terão a oportunidade de conhecer mais sobre a música e a vida de Cartola, Dona Ivone Lara e Nelson Cavaquinho.

A mostra conta com ilustrações digitais feitas por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental e propõe uma atividade de reconhecimento acerca da contribuição artística e cultural de talentos do samba. A exposição convida o espectador a um percurso pela vida dos artistas, trazendo a poesia das músicas, curiosidades e fatos biográficos sobre Dona Ivone Lara, Cartola e Nelson Cavaquinho.

De acordo com os idealizadores do projeto, Aidê Resende, arte-educadora, e Cayo Candido, historiador, a exibição nasceu do mapeamento do seguinte problema: por que algumas vozes são silenciadas e o que podemos fazer sobre isso?

Aidê Resende explica que, há mais de um século, o samba se tornou o símbolo mais representativo da identidade brasileira. E reconhecer os processos históricos desse período possibilita às novas gerações a leitura crítica acerca das complexas relações de produção e poder no país, a compreensão da diversidade e, acima de tudo, a resistência deste fenômeno cultural.

“A exposição Três Grandes do Samba é resultado da imersão na nossa história e a expressão genuína diante de tamanha beleza. A arte aqui floresce, opõe-se aos artifícios da intolerância e celebra o grande poder transformador do samba”, acrescenta a educadora.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, “a mostra atende aos objetivos das concessionárias de sempre buscar oferecer, além de um transporte público de excelência, ações que dialoguem com as questões latentes da nossa sociedade, proporcionando educação, cidadania e entretenimento para os passageiros em seus trajetos diários.”

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), berço do gênero musical, em 27 de julho de 1964. O projeto de lei declara que as comemorações no dia 02 de dezembro homenageiam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções, quando o artista visitou pela primeira vez o estado da Bahia.

Serviço:
De 03 de dezembro de 2021 a 03 de janeiro de 2022
Estação AACD-Servidor – Linha 5-Lilás.
Estação Higienópolis-Mackenzie – Linha 4-Amarela.
De 03 de janeiro a 31 de janeiro de 2022.
Estação Oscar Freire – Linha 4-Amarela.

30/11/2021 – ViaQuatro e ViaMobilidade