Outubro é o mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia a iniciativa. Desde o início do mês, a marca da Associação nas redes sociais está rosa como parte da ação internacional para conscientização sobre a doença.

Ao longo do mês, os operadores metroferroviários estão realizando diversas ações de conscientização, orientação e prevenção sobre o câncer de mama com iniciativas em suas estações e redes sociais.

O câncer de mama é uma doença mais comum em mulheres, mas também é manifestado em homens. Há vários tipos de câncer de mama e a prevenção é muito importante.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. Por isso, é tão importante alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.