Foi publicado no Diário Oficial da União de 3ª feira (21/09) a portaria que aprova o enquadramento, para fins de habilitação ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), do programa de investimentos vinculados à concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da rede metropolitana de São Paulo. A concessão foi vencida pelo Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, composto pelos grupos CCR e Ruas Invest e Participações, em abril deste ano.

A cerimônia de assinatura da qualificação foi realizada na abertura da Semana Nacional da Mobilidade Urbana, na 2ª feira (20/09), com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, Francisco Pierrini; e do Diretor de Relações Governamentais da CCR, Gustavo Barreto. O Presidente da CCR Mobilidade, Luis Valença, acompanhou a cerimônia de forma remota.

O projeto apresentado pela concessionária engloba a elaboração de projetos, obtenção de autorizações e licenças, implantação de melhorias requalificação, ampliação, adequação e modernização nos bens integrantes da concessão, incluindo a execução de obras civis, via permanente, material rodante, sistemas de energia e sinalização, sistemas de controle e telecomunicações, sistemas auxiliares, rede aérea, estações, pátio, e demais infraestruturas. O enquadramento permitirá que a concessionária que administra o sistema de trens abata impostos e reverta o valor em investimentos nas linhas.

Além da concessão das linhas 8 e 9 de São Paulo, o grupo CCR é responsável pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade; pelo Metrô de Salvador, operado pela CCR Metrô Bahia; e pelo Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro, operado pelo VLT Carioca. As operadoras ViaQuatro, ViaMobilidade, CCR Metrô Bahia e VLT Carioca fazem parte do quadro de Associados da ANPTrilhos.