Há 37 anos, em agosto de 1984, os trens da Trensurb desembarcavam, de navio, em Porto Alegre, vindos do Japão. De lá para cá, a programação visual deles teve mudanças significativas. E, em 2014, chegaram novos trens, com novo visual. A seguir, apresentamos a evolução da chamada máscara dos trens, a parte frontal externa cuja pintura ou adesivagem confere identidade visual aos veículos. Confira as imagens em melhor qualidade clicando aqui.

Anos 1980

A ilustração acima é do projeto dos trens série 100, apresentado na década de 1980 pelo consórcio vencedor da concorrência pelo fornecimento dos veículos, liderado pela Mitsui. Nessa proposta inicial, a máscara dos trens teria as cores vermelho, preto e branco, com os logotipos da Trensurb e da antiga Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU).

O layout adotado de fato foi diferente, mas seguiu com as cores vermelho, preto e branco e foi mantido desde a chegada dos trens, em 1984, até os anos 2000.

Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb

Anos 2000

No início dos anos 2000, o publicitário da Trensurb, Juan Oliveras, criou um novo layout para a máscara dos trens, mais simples e de aplicação mais econômica, sem a moldura preta ao redor dos faróis e do para-brisa, contando com duas listras verticais em azul e vermelho, além do número do trem e do logotipo em branco. A escolha das cores se deu em função da então nova comunicação visual das estações, que utilizava o azul, o vermelho e o branco – e que inspirou também o atual logotipo da Trensurb, criado no início dos anos 2000.

Mais tarde, os trens receberam a aplicação do novo logotipo da empresa. A bandeira do Brasil, por sua vez, foi colocada em apoio à Seleção Brasileira pela disputa da Copa do Mundo de 2002.

Em 2005, a Trensurb contratou a agência Gad’ para projetar a nova programação visual dos trens, que, além da máscara e adesivagem externa, incluiu a comunicação visual interna dos veículos. No ano seguinte, a programação foi implantada em um trem para avaliação e, em 2008 e 2009, no restante da frota. Utilizado até hoje nos trens série 100, esse layout conta com uma máscara vermelha, do lado norte, e outra azul, do lado sul.

Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb

Anos 2010

A programação visual dos trens série 200 foi criada em 2013 pelo ex-arquiteto da Trensurb, Fernando Schwartzer, com a colaboração do publicitário Juan Oliveras. Essa programação foi uma releitura do layout criado pela Gad’ para os trens série 100, simplificando e adaptando alguns de seus aspectos aos novos trens, que chegaram à empresa em 2014 e 2015. O projeto contou ainda com uma nova comunicação visual interna, inspirada também nos trens série 100, porém buscando um visual mais limpo e simples.

Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb

24/08/2021 – Trensurb