ViaMobilidade completa três anos de operação comercial entregando mais de 400 ações culturais e sociais aos passageiros

Já entre as melhorias estruturais, destaca-se a obra de requalificação da Estação Santo Amaro, que garantirá, a partir de janeiro de 2022, mais conforto aos passageiros

Em três anos de operação comercial, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, ofereceu mais de 400 ações, com temas variados, para milhares de passageiros que circularam por suas estações no período. As atividades relacionadas à área de Sustentabilidade da concessionária são um importante diferencial da linha, que sempre leva ao público atrações diversas, como exposições de fotos, mostras de artes, campanhas de engajamento alertando para questões sociais, de saúde e ofertas de serviços.

Atualmente com 17 estações, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin, foram realizadas na linha ao longo desses três anos 225 exposições e 241 campanhas de engajamento, além de ações internas de conscientização envolvendo colaboradores, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento ao passageiro.

Entre essas atividades, destacam-se três projetos que impactaram diretamente o público externo, uma demonstração do comprometimento da ViaMobilidade com a população do entorno da Linha 5-Lilás, especialmente com os moradores de áreas socialmente mais vulneráveis.

Entre setembro e outubro do ano passado, a concessionária ofereceu, em parceria com entidades da região sul de São Paulo, atendimento gratuito de saúde, por teleconsulta e presencial, para moradores das comunidades de Paraisópolis, Campo Limpo e Capão Redondo. Outros exemplos foram a parceria com a ONG Aventura de Construir, para fomentar e apoiar o empreendedorismo nas periferias, e a recente parceria firmada com o Instituto CCR e a ONG Parceiros da Educação, para apoiar com recursos financeiros melhorias em 15 escolas públicas do Jardim São Luís, Capão Redondo e Campo Limpo.

A concessionária foca também em campanhas de engajamento, desenvolvidas com diversos setores da sociedade, que têm trazido temas que sensibilizem para questões fundamentais, como a luta contra o racismo, a violência contra a mulher e contra a população LGBTQIA+.

A empresa realizou campanhas periódicas de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, com equipes de UBS próximas às estações; incentivou doação de sangue e arrecadação brinquedos, agasalhos e alimentos e proporcionou atendimento a ciclistas entregadores, em parceria com a ONG Aromeiazero.

Higienização – Desde o início da pandemia, a ViaMobilidade priorizou a segurança de passageiros e colaboradores, sendo rigorosa no controle do uso de máscaras e cuidados com o distanciamento social nas ações que promove.

A concessionária intensificou a higienização manual dos trens e passou a aplicar internamente nas composições, desde o ano passado, um produto sanitizante por névoa seca, com o objetivo de esterilizar o ambiente e eliminar em partículas suspensas, como gotículas de saliva, fungos, bactérias, germes e vírus, incluindo o coronavírus.

Requalificações – Nesses três anos, a Estação Capão Redondo e Campo Limpo passaram por um processo de requalificação nos acessos e interiores, com o objetivo de facilitar o fluxo de passageiros e também concluiu a modernização do Centro de Controle Operacional (CCO). E, desde janeiro de 2020, a Estação Santo Amaro está sendo remodelada, para melhor atender ao público. Com término previsto para final de janeiro de 2022, a obra – de grande extensão – consiste na ampliação da área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda e na construção de plataformas auxiliares.
Outra melhoria importante foi a troca dos pisos de borracha por revestimento de porcelanato nas plataformas das estações mais antigas, trazendo mais segurança e conforto para os passageiros, além de permitir higienização mais eficiente.

“Além de cumprir seu compromisso de oferecer um serviço essencial, que é o transporte eficiente e seguro, a ViaMobilidade chega aos três anos de operação comercial buscando fortalecer o vínculo com a população da região onde atua, principalmente neste momento em que todos sentimos os impactos da pandemia”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade. “Os investimentos realizados na Linha 5-Lilás, como a requalificação da Estação Santo Amaro, entre outros, visam contribuir para a mobilidade humana na cidade de São Paulo ao longo dos próximos anos. Esse será nosso legado”, completa.

03/08/2021 – ViaMobilidade