O Ministério da Saúde publicou o 26º Informe Técnico, que apresenta a pauta de distribuição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, onde estão contemplados os trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário para tomar a dose única da vacina.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade que representa os operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de todo o Brasil agradece a iniciativa do Ministério da Saúde e o reconhecimento sobre a importância da vacinação do setor, mesmo que tardiamente. Em janeiro, o Ministério da Saúde incluiu o setor no grupo prioritário, mas o início da vacinação dos profissionais metroferroviários iniciou somente no mês de maio, por iniciativa de Estados e Municípios.
“A ANPTrilhos celebra a vacinação dos profissionais do setor contra a Covid-19. A vacinação era um pleito importante dos operadores brasileiros, em especial considerando que os seus profissionais atuam, desde o início da pandemia, na linha de frente, atendendo à população e garantindo a manutenção do serviço de transporte público, essencial para todo o País. Esperamos que a vacinação continue avançando e que todos os profissionais do setor tenham a oportunidade de receber a imunização”, enfatiza Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
A ANPTrilhos solicitou a todos os Estados e Municípios onde os sistemas sobre trilhos operam a inclusão dos profissionais do setor na priorização da vacinação. O transporte é um serviço essencial que não parou desde o início da pandemia. A Associação mantém contato constante com os governos Estaduais e Municipais para que a efetiva operacionalização da vacinação seja realizada para todos.
Clique aqui para acessar o Informe Técnico na Íntegra