A locomotiva a vapor da CBTU, mais conhecida como Maria Fumaça, um trem quase centenário, saiu neste domingo, 30, do pátio da estação central até o bairro de Jaraguá.
O percurso foi feito como mais um teste para que a equipe de operação avaliasse alguns itens relacionados à segurança da máquina, que deverá se transformar num trem turístico.
Cerca de 30 funcionários, dentre eles, a gerente de operações, Morgana Moraes, o superintendente, Carlos Jorge, e o chefe de gabinete, Allan Brandão, foram mobilizados para o teste, que começou às 9 horas, e se encerrou próximo ao meio dia.
O prefeito de Maceió, JHC, enviou a secretária adjunta de Estratégia e Projetos Prioritários, Gardênia Nascimento, para participar do teste e iniciar tratativas para a viabilização do projeto do trem turístico com a participação do município.
Durante o percurso, a Maria Fumaça, e toda a memória e história que ela representa, causava surpresa e emoção entre os moradores e os transeuntes da região do Centro até Jaraguá. Celulares eram retirados dos bolsos para garantir a foto e a filmagem do trem a vapor de origem alemã. Não havia quem ficasse imune a emoção de ver um trem com a fumaça e o vapor subindo pelos ares e o apito da locomotiva avisando a passagem.
A Maria Fumaça deve começar a operar como trem turístico a partir do final deste ano realizando um percurso de 18 quilômetros entre Bebedouro e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, na Usina Utinga Leão, em Rio Largo.
30/05/2021 – CBTU Maceió