A partir do dia 19 serão beneficiados trabalhadores do transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e portuário.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), informou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14) sobre a vacinação de uma nova categoria de público no estado com base no Plano Nacional de Imunização: trabalhadores de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário, portuário, pessoas em situação de rua e caminhoneiros serão beneficiados.

“Nós vamos começar a vacinar essas categorias provavelmente na quarta-feira, vamos seguir com grupos etários, porque depende da oferta de vacinas. Provavelmente, vamos estabelecer uma idade inicial, nós estamos vendo a lista desses segmentos e a quantidade de vacinas disponíveis para definir os grupos etários”, disse.

Ainda durante a coletiva, Flávio Dino enfatizou o fato de que o estado precisa de 10 milhões de doses de vacina para poder falar de “imunidade coletiva”.

“Nós estamos caminhando, mas infelizmente estamos em um patamar muito abaixo daquele que é necessário para que nós tenhamos uma imunização efetiva da população”, esclareceu.

Sobre a situação da vacinação no estado, Dino avalia que houve uma melhoria dos indicadores de eficiência em relação a aplicação de vacinas pelos municípios maranhenses. No entanto, admitiu que, essa semana, foi observada uma queda dessa eficiência e justificou atribuindo ao fato de que as vacinas recebidas ainda estão sendo entregues.

Retorno das aulas presenciais

De acordo com o governador Flávio Dino, o Brasil é o país do mundo que possui o maior período de interrupção de aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, com o avanço da imunização no estado, segundo Dino, o retorno de aulas no sistema híbrido já está sendo estudado.

“Já orientei o secretário de estado da educação a coordenar esse debate com as redes municipais, é evidente que a decisão compete a cada prefeito e prefeita de cada umas das 217 cidades do Maranhão”, disse.

No que se refere aos centros universitários, Dino afirma que o debate se resume nos órgãos superiores de cada instituição universitária.

Medidas Sanitárias contra Covid-19

Segundo o governador, o regime em voga vai até o dia 24 de maio. O grupo de risco vacinado já pode retornar ao trabalho, desde que já esteja imunizado a mais de 30 dias, exceto gestantes.

Ilha de São Luís

• Comércio e indústria entre 9h e 21h;
• Bar e restaurante: até 23h;
• Supermercados: das 6h à 0h;
• Supermercados, academias e salões de beleza: 50% da capacidade;

Todo o estado

• Eventos com até 50 pessoas já permitidos
• Musica ao vivo a partir deste sábado (15)
• Eventos com ate 100 pessoas a partir de segunda (17)
• Administração pública: 50% da capacidade
• Protocolos sanitários continuam obrigatórios
• Igrejas: 50%

14/05/2021 – G1 MA