CPTM e Metrô encerram venda de bilhetes de tarja magnética

Nesta segunda-feira, 26 de abril de 2021, a comercialização de bilhetes de tarja magnética conhecido como Edmonson para embarque nas estações da CPTM e do Metrô de São Paulo foi encerrada pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), passando apenas a ser feita a venda de bilhetes do sistema QR Code, em papel comum, ou aplicativo de celular.

O Bilhete Único e o Cartão BOM continuam sendo aceitos normalmente.

Quem tem os bilhetres antigos não precisa correr, já que continuarão a ser aceitos até quando acabarem

A mudança para o passageiro ocorre após uma gradual alteração do sistema que utilizava o Edmonson e foi sendo substituída por pagamentos em QR Code, incluindo a criação do aplicativo para celulares TOP e a instalação de leitores deste tipo de código em todos os bloqueios do sistema.

A partir de agora o passageiro deve também tomar cuidado quanto a armazenagem destes bilhetes de papel, uma vez que possuem uma resistência inferior e seu desgaste é mais rápido, podendo perder sua validade rapidamente e complicando a compra antecipada de viagens.

Para que não se tenha dificuldades quanto ao uso ou confusão, até o final de maio os funcionários das duas empresas estarão orientando os clientes quanto essa alteração e ensinando como utilizar o QR Code, seja por papel ou pelo aplicativo TOP.

Atualmente o Edmonson já era pouco utilizado, uma vez que a maioria dos usuários efetua o pagamento por meio da bilhetagem eletrônica, como o Bilhete Único e Cartão BOM.

26/04/2021 – Diário do Transporte