O Metrô de SP divulgou em seu site a Ata Pública (veja abaixo) da licitação para as obras do túnel de conexão complementar entre a Estação Paulista da Linha 4 – Amarela e a Estação Consolação da Linha 2 – Verde.
A entrega das propostas comerciais aconteceu nessa quinta-feira, 15 de abril de 2021.
Dois consórcios entregaram duas cartas de credenciamento, conforma solicitado pelo edital, o que indicou que ambos estavam aptos a participar do certame.
O Consórcio TDEC-TER-SOM, composto pelas empresas Teixeira Duarte Engenharia e Construções SA, Terracom Construções Ltda, Somafel Engenharia e Obras Ferroviárias do Brasil, apresentou a proposta de maior valor, R$ 70.984.408,37.
Já o consorcio CTS – LINHAS 2 E 4, integrado pelas empresas Constran Internacional Construções SA, Telar Engenharia e Comercio SA e Sprail Serviços Ferroviários Ltda, foi o que teve a proposta comercial de menor valor, R$ 55.666.607,22.
Como mostrou o Diário do Transporte, a licitação foi lançada em publicação no Diário Oficial do dia 07 de dezembro de 2020.
Em nota na época, o Metrô informou que, com a conclusão da obra, haverá um túnel para cada fluxo de passageiros
A nova ligação vai ampliar a capacidade da transferência gratuita de passageiros entre as estações, melhorando o fluxo de deslocamento das pessoas.
De acordo com os projetos elaborados, essa nova conexão será feita através de uma nova passagem subterrânea. Com isso, a atual ligação deverá ser usada apenas para o deslocamento no sentido da estação Consolação, enquanto a nova atenderá aos passageiros que seguem para a estação Paulista.
Como mostrou o Diário do Transporte, O Metrô de São Paulo divulgou em 16 de maio de 2019 a homologação de licitação, adjudicação e extrato de contrato com o consórcio TPC para elaboração dos projetos executivos de engenharia civil, acabamento, comunicação visual e prestação de serviços de acompanhamento técnico do túnel entre as estações Paulista e Consolação.
O contrato, no valor de R$ 3.881.856,50 conta com recursos do Banco Mundial, e tem prazo de 42 meses.
Como os paulistanos bem sabem, a ligação entre as duas linhas está saturada. São 225 mil pessoas diariamente fazendo a ligação entre as estações no eixo Paulista-Consolação.
O projeto preliminar, que será ampliado e detalhado, prevê um novo túnel conectado ao atual próximo ao início das esteiras que interligam as linhas Amarela e Verde.
Com o túnel pronto, ele será destinado para os usuários com destino à linha 4-Amarela. O atual será usado pelos passageiros com destino à linha 2-Verde.
A nova ligação deve ter 92 metros de comprimento e ser entregue até 2022.
A demanda total prevista é de 34 mil pessoas pelo túnel que tem o objetivo de melhorar o fluxo entre as duas estações.
16/04/2021 – Diário do Transporte