Difícil imaginar como a São Paulo do início do século passado, com bondes seguindo trilhos nas ruas centrais, era diferente da cidade de hoje, com trânsito caótico? Bem, não era tão tranquila como muitos imaginam, e o segundo volume da Coleção 100 Anos de Fotografia – Pelas Lentes da Folha mostra isso.
“Transportes – O Brasil em Movimento” chega às bancas neste domingo (7), e as páginas iniciais do livro trazem imagens marcantes de bondes cruzando São Paulo. O volume é vendido por R$ 24,90 e traz um pôster gratuito, impresso em papel especial. Na imagem do pôster, de 1950, bondes descem a rua General Carneiro, depois de passarem pelo largo do Tesouro, no centro de São Paulo.
Pela primeira vez a Folha edita uma coleção exclusivamente com fotos de autoria de seus profissionais, selecionadas de seu acervo de mais de 2,5 milhões de imagens.
O jornal começou a circular em 1921, comemorando o centenário neste ano, e em 1922 a frota de bondes na cidade já era robusta, com mais de 400 veículos integrando bairros e ajudando a transformar vários pontos da metrópole.
Os bondes têm lugar garantido na história paulistana e despontam na memória afetiva dos mais maduros. Foi o meio de transporte mais efetivo da cidade nos anos 1940 e 1950, até o modelo ser abandonado em 1968. A disputa por um lugar em um deles está exposta em foto de 1958 —uma multidão tenta subir no veículo prestes a seguir viagem.
O segundo volume da coleção é abrangente na cobertura da evolução dos transportes no Brasil, indo além da nostalgia charmosa dos bondes. Os trens, que viveram uma época de ouro no final do século 19 e no começo do século 20, fornecem belas cenas.
Após abrir rotas ferroviárias importantes, como a Mogiana e a Sorocabana, o meio de transporte entrou em declínio no final dos anos 1920, mas a força da figura das poderosas locomotivas é imbatível.
Todos os volumes da coleção trazem muita informação curiosa acompanhando as imagens, e esse segundo livro ajuda a entender o desenvolvimento da indústria automobilística, da aviação comercial e da navegação por mar e rios no país. As linhas de montagem de carros e caminhões e as aeronaves imponentes de empresas icônicas como Varig, Vasp e Panair traçam uma narrativa visual dessa evolução.
Há espaço também para fotografias divertidas. Bom exemplo são as dedicadas às bicicletas, como a de competidoras de uma corrida só para mulheres, em 1959, ou a que mostra garotos entregadores em suas bicicletas, em 1956.
Outros personagens flagrados são guardas de trânsito tentando pôr ordem na movimentação dos carros em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A proposta da Coleção 100 Anos de Fotografia – Pelas Lentes da Folha, além de informar e divertir, é homenagear os fotojornalistas que ajudaram a Folha a desenvolver um estilo próprio para contar histórias visualmente.
Este segundo volume sucede o primeiro dos dez livros temáticos da coleção, dedicado às transformações urbanas da capital paulista, que chegou às bancas no domingo (28). O terceiro será lançado no dia 14, com tema crianças, em mais de 40 fotos históricas.
OS TÍTULOS DA COLEÇÃO E AS DATAS
28.fev São Paulo
7.mar Transportes
14.mar Infância
21.mar Cotidiano
28.mar Comércio
4.abr Brasileiras
11.abr Trabalho
18.abr Manifestações
25.abr Imigrantes
2.mai Nostalgia
05/03/2021 – Folha de S. Paulo