AEAMESP lança relatório em comemoração ao aniversário de 30 anos

A publicação compila toda a trajetória da entidade e traz a segunda edição do Relatório Profissional Metroferroviário

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) anuncia o lançamento do relatório comemorativo ao aniversário de 30 anos da entidade, que inclui a segunda edição Relatório ¬¬Profissional Metroferroviário, com o dimensionamento do número de profissionais no transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

“Nossa atuação coincide com a defesa da mobilidade urbana, nos mais diversos âmbitos da sociedade. Ao resgatar nossa história, percebemos o compromisso da AEAMESP com o desenvolvimento da infraestrutura do país”, comenta a presidente da associação, a engenheira Silvia Cristina Silva, ao ressaltar a importância de documentar o passado da entidade e celebrar os 30 anos.

A pauta do relatório começa com o resgate da criação da entidade e traz uma linha do tempo com principais fatos dessa trajetória, marcos da história do país, além de uma reportagem especial com entrevistas e depoimentos dos ex-presidentes.

A publicação também atualiza os dados relacionados aos profissionais no transporte de passageiros sobre trilhos e de cargas no Brasil, apresentando a variação de 2019/2020. O primeiro segmento sofreu uma retração de 3,27%, com 38.862 profissionais, sendo 4.470 engenheiros e 116 arquitetos. Já o segundo segmento teve uma alta de 1,92%, fechando com 29.500 colaboradores, sendo 2.729 engenheiros. O relatório analisa ainda a participação da mulher nas operadoras do transporte sobre trilhos, formação acadêmica, cargos, tempo de experiência e faixa etária desses profissionais.

Assim como na primeira, a atual edição entrevistou os professores do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Faculdade Inspirar. Dessa vez, o foco das entrevistas foi identificar os impactos do ensino à distância, mediante o isolamento social,na formação do profissional do futuro.

Outros destaques da segunda edição do relatório ficam por conta do mapa de investimentos no transporte de passageiros e de cargas sob trilhos e das entrevistas com os profissionais, trazendo desde a perspectivas de jovens colaboradores, como Joelson Messias de Moura, até a experiência da maturidade de Ilona Bakocs Schiffer. “Vale lembrar que o foco do relatório é fornecer informações para o profissional do setor metroferroviário, incluindo engenheiros, arquitetos e outras graduações que tenham afinidade com o trabalho em metrôs e ferrovias”, reforça o coordenador do relatório e fundador da Diagrama Comunicação, Miguel Oliveira.

A AEAMESP disponibilizará o relatório para download a partir do dia 19 de fevereiro, no site da entidade (www.aeamesp.org.br).

Clique aqui para acessar o documento.

19/02/2021 – AEAMESP