Local é onde os trens “descansam” ao fim da operação
As últimas viagens do VLT partem diariamente à meia-noite e pouco antes de 1h todos os trens terminam seu trajeto diário. Hora de atuação da manutenção na via, estações e também nos veículos, que contam com seu cantinho de descanso. Mas você sabe onde eles ficam?
A casa dos VLTs é o Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM). Localizado ao lado da parada Gamboa, ele conta com uma estrutura de mais de 15 mil m² que reúne pátio de estacionamento para os trens, oficinas de manutenção, estruturas administrativas etc.
Uma das curiosidades é que, dentro do CIOM, os VLTs se locomovem por meio de catenárias, ou seja, com captação de energia pela fiação aérea. Por isso, mesmo com o sistema de Alimentação Pelo Solo (APS) para a circulação com passageiros, os trens contam com essa possibilidade de captação.
No pátio de manutenção, entre outros equipamentos, está a máquina de lavar trens, que ajuda a manter as composições limpas para o serviço de passageiros. O processo, inclusive, reforça a sustentabilidade do projeto, com reaproveitamento de 70% da água usada na lavagem.
Toda essa estrutura é o que permite a preservação do sistema e a operação diária com segurança para todos os usuários do VLT Carioca.
24/11/2020 – VLT Carioca