No Dia Mundial de Luta contra a Disseminação do HIV, 1° de dezembro, amanhã, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abrem a exposição Indetectável, na Estação Central do Metrô-DF (Rodoviária do Plano Piloto).
A ação integra o programa Saúde dos Trilhos, do Metrô-DF, e marca o início do Dezembro Vermelho, mês da conscientização e combate à Aids. Além da abertura da exposição, haverá distribuição de autotestes de HIV e preservativos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde. Equipes do CTA também darão orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Os testes serão distribuídos, mas não realizados no local, para evitar aglomeração.
Cedida pelo Ministério da Saúde, a exposição Indetectável é composta por fotos, relatos e histórias de vida de 13 pessoas que estão com vírus HIV indetectável no organismo. São registros sensíveis, partilhados voluntariamente, que contam sobre o tratamento e a luta contra o estigma; os medos e angústias, as conquistas e motivações.
Estar indetectável significa estar com a doença controlada, sem sinal de adoecimento e sem transmissão do vírus por via sexual. Isso é possível graças ao uso regular de medicamentos antirretrovirais, o que permite a recuperação do sistema imunológico. A mostra Indetectável ficará na Estação Central até sexta-feira, 4 de dezembro.
30/11/2020 – Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)