Depois de receber um aporte de US$ 10 milhões liderado pela CCR no ano passado, o aplicativo de mobilidade urbana Quicko está iniciando sua expansão pelo país — e a primeira parada é o Rio de Janeiro.
O Quicko utiliza dados para oferecer sugestões de rotas dentro das cidades, combinando diferentes meios de transporte. Concorre com apps como Moovit, Cittamobi e o Google Maps.
O foco do Quicko é um algoritmo que prioriza o uso de rotas intermodais, com a combinação de diferentes meios de transporte, sejam eles público ou privado. O app também oferece opção de escolher entre a rota mais rápida ou a mais barata.
Neste primeiro momento no Rio de Janeiro, o serviço vai integrar apenas ônibus, metrô e BRT. Mas até o final do ano serão incluídos dados de barcas, trens, VLT, bicicletas compartilhadas e carros de aplicativo.
O app também identifica pontos de parada e estações, a localização dos pontos de ônibus e quais linhas são atendidas.
Em São Paulo, onde o aplicativo estreou no segundo semestre do ano passado, já há outros serviços agregados, como a integração com a startup de aluguel de guarda-chuva Rentbrella, identificando os armários para coleta e devolução existentes no trajeto. A empresa também deve lançar em breve um serviço de recarga de bilhete único. E está desenvolvendo uma solução para que o usuário possa usar o próprio celular para desbloquear as catracas, sem precisar de vários aplicativos e bilhetes.
O app também reúne uma central de notificações com informações atualizadas sobre transporte público, como mudanças ou intervenções nas linhas de ônibus, metrô ou trem, incluindo postagens das operadoras do transporte público no Twitter.
03/08/2020 – O Globo