O Instituto de Engenharia (IE) promoveu nesta 4ª feira (15/07) um encontro internacional com o tema “Retorno seguro das pessoas aos transportes públicos”, com a participação de especialistas do Brasil e de Portugal, que apresentaram as medidas adotadas no transporte público diante da pandemia causada pela Covid-19.
O Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, ministrou uma palestra sobre os impactos da pandemia no transporte de passageiros sobre trilhos. O transporte é um serviço essencial e os operadores metroferroviários estão mantendo suas operações, mesmo impactados pela redução de demanda, para atender as pessoas que precisam se deslocar neste momento. A ANPTrilhos tem se reunido com o Governo Federal para alinhar as possibilidades de equacionamento do equilíbrio econômico das operações.
Joubert Flores explicou que a retomada da demanda não será rápida. Antes da pandemia, 70% das viagens eram por motivo de trabalho e, diante do atual cenário, muitas pessoas permanecerão trabalhando de casa e o setor espera uma perda permanente de passageiros.
Ele enfatizou que será necessário avaliar as oportunidades para a mobilidade urbana e a adoção de medidas de planejamento urbano, que visem a eficiência das redes de transporte, sem sobreposição de linhas e com integração entre os modos de deslocamento. Além disso, devem ser adotadas medidas de financiamento do sistema público de transporte.
Rodrigo Tortoriello, Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, apresentou as medidas sanitárias adotadas nos sistemas de ônibus de Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) e destacou que é fundamental avançar com na implantação de autoridades metropolitanas, como uma forma de gerir o serviço de transporte para que não haja sobreposição de linhas nas cidades.
Tiago Farias, Presidente da Companhia Carris de Ferro de Lisboa e da Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS), e Bernardo Alves, Diretor da IZIMOOVE, consultoria em mobilidade urbana e sustentabilidade, apresentaram as medidas adotadas na rede de transporte de Lisboa, em Portugal.
A moderação do evento foi realizada pelo Diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia, Ivan Whately, e pelo Assessor do Departamento de Mobilidade e Logística do IE, Fernando Portella; e contou com os debatedores:
• Otávio Vieira da Cunha Filho, da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU);
• Eleonora Pazos, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP);
• Jean Carlos Pejo, da Associação Latinoamericana de Ferrovias (ALAF);
• Vicente Abate, da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); e
• Flamínio Fichmann, da Divisão de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia.
Clique aqui para assistir o vídeo completo do webinar