A Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, participou do webinar “Resiliência da Mobilidade Urbana”, promovido pela AEROM Mobilidade Sustentável, nesta 3ª feira (30/06), pela internet. Diante da pandemia causada pela Covid-19, o evento abordou o desafio de tornar a mobilidade urbana mais adaptável e preparada para as crises futuras.

Em sua apresentação, Roberta Marchesi apresentou as medidas adotadas pelo setor metroferroviário diante da crise causada pela pandemia do coronavírus como a intensificação da limpeza e higienização de trens e estações, com a utilização de modernos equipamentos e produtos; as campanhas de comunicação para orientar os passageiros; o uso de equipamentos de proteção; a sinalização para espaçamento entre os passageiros; entre outras medidas.

“O setor de transporte de passageiros sobre trilhos tem resposta muito rápida a alguns fatores, especialmente porque é um transporte altamente tecnológico, que conta com uma equipe altamente treinada e especializada em situações de emergência, até por questões de segurança operacional, o que faz com que ele esteja sempre atualizado e inserido nas mais modernas práticas. Esse momento que vivemos é um exemplo claro da capacidade e da necessidade de resiliência e adaptação do setor. Por ser um sistema que tem interface com milhares de clientes diariamente, o setor de transporte de passageiros sobre trilhos teve que se adaptar rapidamente para continuar garantindo a segurança dos passageiros”, destacou a Diretora da ANPTrilhos.

O webinar contou com a participação de Marcus Coester, CEO da Aerom Mobilidade Sustentável; de Vicente Abate, Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); de Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo; e Andrés Alcalá, Executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O webinar está disponível na página da AEROM no YouTube.