Um dos sons mais ouvidos pelos paulistanos foi trocado no ano passado: a breve vinheta usada pelo Metrô antes de dar os anúncios de “próxima estação” passou a ser inspirada na música “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.

A admiração dos moradores da cidade pelo Metrô também mudou: o sistema foi eleito como melhor transporte por 57% dos entrevistados, seis pontos percentuais a mais que no ano passado. E levou também o título de melhor serviço público.

Os últimos anos da companhia foram marcados pela entrega do traçado completo da linha 5-lilás, que vai de Capão Redondo até a Chácara Klabin, e da linha 15-prata, de monotrilho, de Vila Prudente a São Mateus, além de novas paradas na linha 4-amarela. No ano passado, o sistema rompeu a marca de 100 km de extensão, chegando a 101 km.

Agora, a companhia faz adequações para lidar com a pandemia de coronavírus. “Nossa primeira medida foi intensificar a limpeza. Colocamos colaboradores para higienizar os trens ao fim de cada viagem”, diz Silvani Pereira, presidente do Metrô.

Apesar da pandemia, a empresa segue trabalhando em projetos de melhoria. “O que já temos em andamento não deve ter o cronograma afetado”, afirma Pereira. Ele cita as obras da estação Vila Sônia, da linha 4-amarela, a parada Jardim Colonial, da 15-prata e as obras do ramal 17-ouro (Aeroporto de Congonhas-Estação Morumbi da CPTM).

O Metrô também começa a montar os canteiros de obra para a extensão da linha 2-verde, que irá da Vila Prudente até a Penha. A previsão é que seja entregue em 2026.

Vencedor nas categorias serviço de transporte e serviço público: Metrô

57% e 13% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020, respectivamente

Fundação 1968
Funcionários 8.264
Pessoas atendidas Média de 3,7 milhões de passageiros por dia em 2019
Faturamento Receita bruta de R$ 2,9 bilhões e prejuízo de R$ 599 milhões em 2019
Crescimento 3% da receita líquida
Inovação Tem dois setores dedicados à inovação, o MetroLab e o NIT, que estudam os problemas do transporte, buscam soluções e fazem articulações com outras instituições
Ações sociais A empresa realiza ações de saúde nas estações, como aplicação de vacinas

“Vencemos como melhor serviço de transporte em todos os anos desde 2014 e como melhor serviço público em 2018 e 2019. Esses prêmios são muito importantes, já que traduzem o esforço e a dedicação de nossas equipes para transportar com segurança mais de 4 milhões de pessoas todos os dias. E saber que a escolha veio de quem utiliza os nossos serviços é uma honra para todos os nossos funcionários, que trabalham incansavelmente para que o Metrô seja sempre motivo de orgulho para a cidade.”
Silvani Pereira, presidente

25/04/2020 – Revista São Paulo