Vandalismo prejudica a mobilidade dos brasileiros

O vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo diretamente os passageiros, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Os operadores metroferroviários trabalham diariamente buscando a segurança e o melhor atendimento aos passageiros. Eles desenvolvem diversas ações com o intuito de reduzir ocorrências que afetem o atendimento aos usuários dos sistemas de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em todo o Brasil. As estações de trem e instalações contam com vigilância e monitoramento que contribuem com a identificação de possíveis infrações.

“Todas as ações envolvendo o vandalismo, incluindo a prevenção, refletem também no valor da tarifa, fazendo com que o passageiro pague pelo custo desses atos. Esses custos podem ser amenizados com a conscientização do passageiro para não causar danos ao patrimônio público”, explica o Vice-Presidente Executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), João Gouveia.

Nesta 4ª feira (22/01), o telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre o vandalismo nos sistemas de transporte. O Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, participou da reportagem.

Clique aqui para assistir a reportagem