O MetrôRio, oferece mais uma oportunidade para as pessoas com direito a gratuidade emitirem o cartão para usar no metrô. Até o dia 20 de dezembro, a concessionária oferecerá um posto temporário na estação Jardim de Alah, na Linha 4.
O posto funciona próximo ao acesso B da estação (Rua Almirante Pereira Guimarães) e o atendimento será feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h. O serviço tem o objetivo de facilitar o acesso do público ao cartão gratuidade, automatizando e agilizando o processo de embarque.
O local foi definido em função da demanda de passageiros beneficiários que embarcam nas estações da região, principalmente de idosos, e que ainda não possuem o cartão. O posto de gratuidade da estação Central continuará funcionando normalmente neste período.
Quem tem direito ao benefício
Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio do Rio de Janeiro; maiores de 65 anos; pessoas com deficiência (e acompanhante legalmente autorizado); e doentes crônicos (e acompanhante legalmente autorizado) têm direito a gratuidade no MetrôRio.
Os beneficiários devem apresentar, no posto, documento de identidade oficial, CPF e comprovante de residência original de um dos últimos três meses. As pessoas com deficiência também devem levar o documento expedido pela Secretaria de Transportes (Setrans), dentro do prazo de validade.
Já os estudantes devem constar nas bases de dados das secretarias de Educação e de instituições federais, além de comparecer uniformizados, portando também carteira ou declaração escolar. Menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal, com identidade e CPF originais.
22/10/2019 – MetrôRio