MetrôRio vai compensar as emissões de gases de efeito estufa dos passageiros durante o Rock in Rio

Os mais de 100 mil passageiros do metrô que estiveram no Rock in Rio no último fim de semana fizeram uma viagem, além de rápida e eficiente, também sustentável. O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos passageiros que usarem o modal para chegar ao festival.

Os créditos vão contribuir com a implantação e operação do Parque Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul. Na edição anterior do festival, o MetrôRio compensou as emissões de GEE em um projeto de promoção da conservação da floresta amazônica.

Outra novidade da ação deste ano é a calculadora online no site metrorio.com.br. Nela, os clientes poderão calcular as emissões de gases de efeito estufa de suas viagens. A plataforma é gratuita e já está disponível para consulta. A calculadora compara o uso de metrô, ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas no trajeto entre as estações de embarque e desembarque.

“Todos os dias, o metrô ajuda a tirar mais de meio milhão de veículos das ruas do Rio de Janeiro. É uma operação fundamental para pensarmos o papel do transporte de alta capacidade para a preservação do meio ambiente”, disse o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

O uso do metrô contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, que pode chegar a 1,8 tonelada de CO2 por passageiro, anualmente. O modal emite cerca de 28 vezes menos gases do efeito estufa em relação a carros de passeio. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 23 ônibus convencionais ou a 1.200 carros particulares (levando em conta estimativa de ocupação média de 1,5 passageiro por veículo de passeio).

A ação é fruto de parceria com o programa ambiental voluntário Amigo do Clima, que trabalha com projetos de redução de emissões de GEE desenvolvidos a partir de padrões internacionais.

30/09/2019 – MetrôRio