Sexta sem carro acontece no dia 26 de julho em São Paulo

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) vai implantar o programa Sexta Sem Carro na sexta-feira (26). Algumas vias do Centro Histórico da capital serão fechadas para o trânsito de carros e motos, das 6h às 18h.

O projeto visa incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, além de estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta. A região central foi escolhida por possuir uma vasta opção de transporte público, como estações de Metrô e diferentes linhas de ônibus.

No Sexta Sem Carro, somente ônibus, táxis, vans escolares e bicicletas podem circular em toda a extensão das seguintes vias: Largo Pateo do Colégio, Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró (entre Largo de São Bento e Rua Dr. Falcão Filho), Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre Ladeira da Constituição e Rua Boa Vista).

A ativação do Sexta Sem Carro não altera a circulação de linhas de ônibus, uma vez que o tráfego desse tipo de veículo e de táxis nas vias bloqueadas é permitido.

Para informar a população sobre a ação, a CET coloca faixas na região alertando para os bloqueios.

Bloqueios Operacionais

Praça da Sé x Rua Venceslau Brás;
Praça da Sé x Rua Floriano Peixoto;
Rua Cel. Xavier de Toledo x Viaduto do Chá;
Rua Florêncio de Abreu x Ladeira da Constituição.

Alternativas

Sentido Praça da Sé/Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

Sentido Praça Ramos de Azevedo/Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar os bloqueios e orientar os usuários na região, visando manter as condições de segurança e fluidez no trânsito.

23/07/2019 – Companhia de Engenharia de Tráfego do Estado de São Paulo