Intervenção bem-humorada dá início a nova fase da etiqueta urbana da Trensurb

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Trensurb lançou nova fase de sua campanha de Etiqueta Urbana com uma intervenção nos trens e estações, que partiu da Estação Mercado. Lançada originalmente em 2011, a campanha busca divulgar dicas de boa convivência no metrô. As ações de lançamento contaram com a participação do Zurbinho, mascote da empresa, e Alípio Tchutchukinho, personagem interpretado pelo ator Maikinho Pereira, que interagiram com o público usuário dos trens. Exemplares do Guia Etiqueta Urbana também foram distribuídos na ocasião.

Usuária do metrô, a professora Kelly da Silva esteve presente durante a intervenção e afirma: “Está sendo bem interessante, a população está se comovendo e já faz 14 anos que eu ando de trem, então agora a população está se comportando melhor”. Atuando na campanha pela quarta vez, o ator Maikinho Pereira afirma trabalhar nela com “paixão”. Ele diz que, apesar das ações serem um tanto cansativas, elas costumam ser recompensadoras: “Encontramos uma galera que nos recebe com carinho, com um sorriso no rosto, isso é muito legal. E o mais importante é passar o recado, como é importante sermos mais educados”, declara. Sobre as expectativas para mais uma temporada de atividades da campanha, ele diz: “Assim como foi nos outros anos, eu espero que seja uma campanha com uma repercussão muito boa”.

Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres explica: “Buscamos levar essas mensagens com humor e de forma leve, sem intimidar ninguém e, sim, buscar uma mudança cultural, mais gentileza e solidariedade no dia a dia”. Para o diretor-presidente da empresa, David Borille, “o Guia Etiqueta Urbana não é uma diretriz apenas para os serviços da Trensurb, suas orientações transcendem um modal ou sistema específico. Com ele, buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utilizam o trem”.

As intervenções com Zurbinho e Alípio seguem acontecendo ao longo dos meses de julho e agosto. As próximas acontecem na quinta (4) e sexta-feira (5), partindo também às 10h da Estação Mercado. Além disso, para essa oitava fase da campanha, foram criados novos materiais gráficos e em vídeo para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

Histórico

A campanha de Etiqueta Urbana nasceu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela antiga Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral. Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demostraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento. A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais. O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016. Em 2017, o Zurbinho passou a participar das intervenções no metrô e um videoclipe da campanha foi lançado, além de novos materiais para as redes sociais.

Confira as dicas:

– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– ao sentar, não invada o espaço alheio;
– jogue o lixo na lixeira;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final;
– não ande de skate nas estações.

01/07/2019 – Trensurb