O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi escolhido Ferroviário do Ano de 2018 pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária, por sua atuação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no governo de Michel Temer, cujos resultados estão sendo colhidos este ano.

Dentro do PPI foram incluídos projetos como o leilão da Ferrovia Norte-Sul (realizado em março desse ano, com a Rumo vencedora), as renovações antecipadas dos contratos de concessão das ferrovias de carga (Rumo Malha Paulista, MRS, EFVM, EFC e FCA) e as concessões das Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol, cuja previsão do governo é realizar o leilão até o fim deste ano), a Ferrogrão e a EF-118 (Rio-Vitória).

Hoje, o ministro foi oficialmente comunicado da sua escolha pela diretora de Redação da Revista Ferroviária, Regina Perez, e pelo Conselheiro Decano da RF, Guilherme Quintella. É uma honra receber essa homenagem do setor, disse Freitas em seu gabinete em Brasília.

A festa do Prêmio Revista Ferroviária será no dia 22 de agosto, na Casa Petra, em São Paulo. Na cerimônia também serão conhecidos os vencedores do Prêmio RF, nas categorias setoriais, e os Ferroviários Padrão de Carga e de Passageiros.

Por sugestão do Conselho Editorial da RF, a Comissão Organizadora do Prêmio decidiu eliminar a categoria especial Melhor Entidade Associativa de Empresas Operadoras de Sistemas Metroferroviários (Carga e Passageiros). O fato de as entidades não competirem entre si foi a razão acolhida para a eliminação da categoria, que entraria no Prêmio pela primeira vez esse ano.

As categorias especiais, cuja escolha será aberta a todos os participantes do Colégio Eleitoral, são: Ferroviário Padrão de Carga e Passageiros; Melhor Instituição de Ensino; Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária; além da inédita Melhor Investidor/Financiador/Estruturador de Empreendimentos/Projetos Ferroviários (Cargas e Passageiros).

A votação para escolha dos vencedores nas categorias especiais ainda não foi aberta. Está em andamento a votação para os melhores nas categorias setoriais. Nesta etapa, o Colégio Eleitoral escolhe em votação cruzada, em que os operadores votam em fornecedores e vice-versa.

Foto: Revista Ferroviária

25/06/2019 – Revista Ferroviária