É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).
Selecionamos 9 curiosidades sobre o campeão.
– Primeiro do país, o Metrô de São Paulo fez sua viagem comercial inaugural em 14 de setembro de 1974, entre o trecho Jabaquara-Vila Mariana. Naquela época, só funcionava de segunda a sexta, das 9h às 13h, e transportava uma média diária de 2.800 passageiros
– Depois da zona sul, a rede iniciou sua expansão para o centro da cidade, com a abertura da estação Liberdade, em 1975. No mesmo ano, o Metrô começou ainda as obras da Linha 3-Vermelha, no coração da metrópole, no Vale do Anhangabaú
– Atualmente, existem 85 estações e 6 linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15-Prata, 4-Amarela e 5-Lilás. As duas últimas são operadas por concessionárias privadas
– O sistema transporta 5,2 milhões de pessoas por dia útil —mais gente do que a população de cada um dos municípios do Brasil, com exceção de São Paulo e do Rio
– Região mais adensada da capital, a leste concentra o maior número de passageiros. A linha 3-Vermelha a líder em movimento: cerca de 1,3 milhão de passageiros. Ela é também a mais extensa: tem 22 km
– As cinco estações mais movimentadas (por dia útil, em número de passageiros)
* Sé – 600 mil
* Palmeiras-Barra Funda – 420 mil
* Luz – 340 mil
* República – 305 mil
* Consolação – 275 mil
– Com 96 km de extensão, a rede deve atingir 100 km neste ano. Comparação com outros metrôs no mundo:
* São Paulo – 96 km
* Londres – 408 km
* Nova York – 380 km
* Cidade do México – 226 km
– Quatro estações devem ser inauguradas em 2019 (Linha 15-Prata)
* Jd. Planalto
* Sapopemba
* Fazenda da Juta
* São Mateus
– Há 340 pontos comerciais nas linhas e nos terminais operados pelo Metrô, que oferecem serviços e alimentação aos usuários. Na Sé, funciona a Central de Achados e Perdidos, que existe desde 1975 (então na estação São Judas)
*
“Se São Paulo tem sido o motor do crescimento brasileiro ao longo das décadas, o Metrô faz parte disso também como roda motriz da vida do paulistano. A cidade que ‘amanhece trabalhando’ cresceu pela quantidade de empregos que gerou e gera, fazendo com que o Brasil passasse pelo Metrô de SP para estudar, trabalhar, passear, comprar”
Silvani Pereira, presidente do Metrô
27/04/2019 – Folha de S.Paulo