O Governador João Doria e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, vistoriaram nesta segunda-feira (22) a futura Estação São Mateus, da Linha 15-Prata. A visita técnica marcou a retomada das obras para conclusão de quatro estações: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que devem ser entregues até o fim deste ano. Com essa etapa concluída, a linha vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil em 13 km de extensão e dez estações.

“Viemos fazer uma supervisão das obras da Linha 15-Prata, do Metrô, que foi reiniciada. A obra está em curso e deverá ser concluída até 31 de dezembro e, em janeiro, iniciam as operações do monotrilho aqui para a zona leste, da cidade de São Paulo. Essa revitalização vai trazer também mais movimento no comércio varejista e vai impactar na geração de novos empregos na região”, disse o Governador.

Para finalizar as estações, o Metrô precisou relicitar as obras, após rescindir o contrato com a empreiteira Azevedo & Travassos e aplicar multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços.

A nova empresa contratada por R$ 47,5 milhões é a STER Engenharia, que também vai concluir a implantação da ciclovia e do paisagismo sob o traçado do monotrilho.

Outro avanço importante anunciado recentemente para a Linha 15 foi a assinatura do contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da Estação Jardim Colonial. As obras devem começar nas próximas semanas e a estação está programada para ser aberta em 2021.

Quando a linha estiver completa até Jardim Colonial deverá atender mais de 400 mil passageiros por dia. Serão 15,3 km e 11 estações, com integração à Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente, e a três terminais de ônibus _Vila Prudente, Sapopemba (da SPTrans) e o terminal São Mateus do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP.

O investimento total é de R$ 5,2 bilhões na construção da Linha 15 de Vila Prudente ao Jardim Colonial.

Linha 15-Prata – Com tecnologia de monotrilho, a Linha 15 iniciou sua operação em agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de extensão, contando com o pátio de manutenção e estacionamento de trens.

Em abril do ano passado, foram entregues mais 5,5 quilômetros de trilhos, com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Em janeiro deste ano essas estações passaram a funcionar em horário integral, das 4h40 até meia-noite de domingo a sexta, e até 1h, na madrugada de sábado para domingo.

23/04/2019 – Metrô SP

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