ANPTrilhos realiza cerimônia do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou nesta 3ª feira (19/03) a cerimônia de entrega do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, durante a NT EXPO, em São Paulo. O Presidente, Joubert Flores; o Vice-Presidente Executivo da Associação, João Gouveia; e a Gerente da NT Expo, Márcia Gonçalves, realizaram as premiações dos vencedores e finalistas.

“Com o intuito de valorizar o trabalho da imprensa na divulgação das informações pertinentes ao nosso setor, nós da ANPTrilhos criamos esse Prêmio de Jornalismo, que tem o propósito de incentivar a produção jornalística para difundir a importância do papel do transporte sobre trilhos na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros”, destacou o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, durante a cerimônia de premiação.

A premiação contou com duas categorias, Mídia Digital e Mídia Impressa, recebendo um total de 91 inscrições. Os vencedores de cada categoria receberam troféu, certificado e premiação no valor de R$ 7 mil. Os segundos e terceiros colocados receberam troféu e cretificado.

A reportagem vencedora na categoria Mídia Digital foi “A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem”, de autoria de Eumano Silva e coautores, publicada no jornal Metrópoles, em 2018. “O Prêmio é importante por chamar a atenção para os efeitos continuados do rompimento da barragem de Mariana. A relevância do assunto pode ser confirmada com a tragédia de Brumadinho, poucas semanas depois da publicação. Do ponto de vista do jornalismo, o prêmio valoriza a grande reportagem, o que estimula novos trabalhos com mais profundidade na abordagem dos temas. No caso desta reportagem sobre o trem da EFVM, foi também uma oportunidade de mostrar como os novos equipamentos e tecnologias podem ser explorados no incremento de uma produção jornalística”, destaca Eumano Silva, vencedor da categoria Mídia Digital.

“A hora e a vez dos VLTs” foi a reportagem vencedora da Categoria Mídia Impressa. A matéria de autoria da jornalista Renata Passos foi publicada pela Revista Ferroviária na edição novembro/dezembro de 2018. “Eu trabalho com jornalismo especializado em transportes e logística há 17 anos e sempre atuei com muito cuidado com a apuração e esse Prêmio foi um importante reconhecimento a essa dedicação. Eu acredito muito no setor metroferroviário e acho que a sociedade e o poder público precisam valorizar mais esses tipos de sistemas. Por isso, é muito importante esse Prêmio e o estímulo à divulgação dessa modalidade de transporte. Ainda temos muito a avançar, mas é gratificante saber que estou ajudando a divulgar esse setor”, enfatizou a vencedora da Categoria Mídia Impressa.

As reportagens vencedoras foram definidas através de critérios que valorizam a atividade jornalística, como a importância da reportagem para a sociedade, a qualidade editorial, a apuração dos fatos, contextualização, isenção e criatividade.

“Considerando a diversidade cultural do nosso país, os locais onde os sistemas metroferroviários estão implantados e as adversidades do dia a dia, surgem as oportunidades de desenvolvimento de ricas reportagens como as apresentadas no nosso Prêmio de Jornalismo. Quero ressaltar as excelentes matérias que recebemos, onde todas elas refletiram variados temas sobre a mobilidade urbana sobre trilhos”, enfatizou o Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos, João Gouveia, na cerimônia de premiação.

Conheça os vencedores por categoria:

Mídia Digital

1º Colocado – A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem – Metrópoles – Eumano Silva

2º Colocado – Em Movimento os trilhos do Brasil (Episódio 3) – GloboNews – Guilherme Ramalho de Melo

3º Colocado – Brasileiros trocam carro por trem para viajar com segurança – Jornal da Record – Norma Pocker Lembo

Mídia Impressa

1º Colocado – A hora e a vez dos VLTs – Revista Ferroviária – Renata Passos

2º Colocado – Comunicação imediata – Revista CNT Transporte Atual – Evie Gonçalves

3º Colocado – Compra milionária de trens da Trensurb nasceu sob suspeita de cartel – Zero Hora – Humberto Trezzi

Sobre a ANPTrilhos

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos. A Associação congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil e empresas do setor metroferroviário.

Print Friendly, PDF & Email