Rotina de limpeza de vias amplia segurança da operação do VLT Carioca

Quando os trens são recolhidos e a madrugada começa, entra em ação um outro tipo de trabalho do VLT Carioca: a limpeza mecanizada da via. Essencial para a segurança e bom funcionamento da operação, o serviço é realizado pela equipe de Manutenção de Via Permanente e conta com um caminhão ferroviário de limpeza responsável por retirar da via permanente todo o tipo de resíduo comum a um grande centro urbano.

De 0h30h às 5h da manhã, as vias do VLT viram o palco de colaboradores cautelosos e preocupados que dedicam suas noites a uma das atividades mais essenciais para todo o sucesso do VLT.

Traçadas com o apoio dos profissionais da Engenharia de Manutenção, que estudam as melhores condições para a realização da limpeza, são dez rotas que abrangem todo o trajeto do VLT: lugar nenhum fica de fora dos olhares atentos.

O processo conta basicamente com a utilização de um caminhão ferroviário de limpeza e com o suporte de um operador e um colaborador. Com essa assistência, é possível realizar varrição e aspiração, além da limpeza dos AMV’s, canaletas de drenagem e atuar no descarte de resíduos.

Detritos como lixo e frutos de árvore nas vias podem ocasionar falha na captação de energia, que se dá através do contato de um dispositivo instalado nos trens, denominado sapata coletora, com o trilho de Alimentação Pelo Solo – APS, inclusive com o risco de quebra da própria sapata, interrompendo em alguns casos a circulação dos nossos trens.

Outro grande problema evitado diz respeito aos Aparelhos de Mudança de Via – AMVs, que por presença de resíduos e detritos nas Zonas de Manobras podem sofrer uma falha na sinalização ferroviária, impossibilitando o acionamento automático das rotas dos trens, exigindo a operação manual dos AMVs, com atrasos significativos na operação.

A remoção dos resíduos e detritos urbanos ao longo da nossa Via Permanente também garante a vazão da drenagem das canaletas de águas pluviais, evitando as inundações em dias de fortes chuvas, que podem determinar atrasos e até a paralisação da circulação dos nossos trens.

Em síntese, o veículo de limpeza e a equipe estão a postos para manter a via limpa e em boas condições, para que a operação aconteça sem transtornos.

21/01/2019 – VLT Carioca