Prioridade será executar os trechos entre São Paulo e Campinas e de Campinas a Americana
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve reunido nesta terça-feira, 15 de janeiro de 2019, com membros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A reunião teve como objetivo discutir alternativas técnico-financeiras para viabilizar o Trem Intercidades.
Conforme informado por Baldy, em nota, a prioridade será a construção dos trechos São Paulo-Campinas, Campinas-Americana. Entretanto, o secretário afirmou que também serão retomados estudos relativos aos projetos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jundiaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o governo federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano”, disse, em nota.
Após a reunião, a STM informou que deve ser assinado em breve um termo de cooperação com o BID, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Ministério da Infraestrutura, para a execução do Trem Intercidades.
Além disso, para os próximos meses está prevista a definição da modelagem técnico-financeira a ser adotada.
“Buscaremos a modelagem mais rápida, mais eficiente e que ofereça um transporte de melhor qualidade com menor preço aos passageiros”, afirmou o secretário.
Ainda nesta semana, Baldy deve receber o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, e técnicos da pasta para alinhar detalhes da parceria entre os governos estadual e federal.
Nesta segunda-feira, o secretário disse que o cronograma para o projeto deve ficar pronto até 10 de fevereiro.
O Trem Intercidades, que será construído para atender as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba, terá uma licitação privada, que contará com compartilhamento de linhas que já existentes, segundo Baldy.