Linha 3 do VLT do Rio de Janeiro deve começar a operar em dezembro

Testes na linha que ligará Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont começaram nesta semana

A Linha 3 do VLT Carioca deve começar a operar ainda este ano.

A Prefeitura começou nesta semana os testes dinâmicos para preparar a operação deste que será o último trecho previsto no sistema do VLT da capital fluminense.

A nova linha ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont via Av. Marechal Floriano e Avenida Rio Branco. Serão 7 de minutos de intervalo entre trens, com três novas paradas e trechos compartilhados com as linhas 1 e 2. Isso permitirá a redução de intervalos para 3,5 minutos na região da Central e na Av. Rio Branco.

A operadora VLT Carioca transporta atualmente, em média, 70 mil pessoas/dia nas duas linhas existentes, a Linha 1 (Rodoviária-Aeroporto Santos Dumont) e a Linha 2 (Saara-Praça XV).

Com a entrada em operação da Linha 3, a estimativa é de um crescimento entre 20% e 30% no número de usuários no sistema.

Testes dinâmicos

A operadora VLT carioca explica que a função dos testes dinâmicos consiste em avaliar o comportamento dos veículos no novo trecho, o sistema de energia, ar-condicionado e, na sequência, os sistemas de sinalização.

Além disso, os testes permitirão acompanhar a integração dos sistemas à nova linha, além de proceder ao treinamento dos condutores. Outro ponto importante é habituar os pedestres com a presença do VLT na nova região, o que vai auxiliar na definição do início exato da operação.

A concessionária VLT Carioca informou por meio de nota que a frota total de 32 trens é suficiente para atender à atual demanda. São composições da Alstom Citadis (cinco produzidas na França e outras 27 na fábrica da Alstom em Taubaté-SP).

Detalhes da linha 3

Começando na Central do Brasil a nova Linha terá três estações – Duque de Caxias (na Praça Cristiano Otoni), Camerino (próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita (situada próximo ao Largo de Santa Rita). Após essas paradas ela se unirá à Linha 1, entre as estações São Bento e Candelária, ponto onde reforçará o fluxo de passageiros até o Aeroporto Santos Dumont.

23/11/2018 – Diário do Transporte