Estações Luz e Brás já contam com dispositivo e tiveram redução significativa no número de quedas nos embarques e desembarques

Com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários no embarque e desembarque, a CPTM vai implantar borrachões de proteção, que diminuem a distância entre o trem e a plataforma, em mais 20 pontos de oito estações com alta demanda de público.

Receberão os borrachões as estações Santo André, Tatuapé, São Miguel Paulista, Osasco, Santo Amaro e Palmeiras-Barra Funda a partir de janeiro do ano que vem. O dispositivo também será implantado em mais três plataformas da Estação Brás e mais uma plataforma na Estação da Luz. O investimento é de cerca de R$ 7,2 milhões.

A plataforma 4 da Estação da Luz possui borrachão desde o final do ano passado e o número de quedas no local reduziu de 164 em 2017 para 1 neste ano. Já a plataforma 4 da Estação Brás tem o dispositivo desde janeiro, sendo que o número de quedas em 2017 passou de 77 para 5 em 2018.

O borrachão foi projetado exclusivamente para a CPTM, de modo a permitir também a passagem dos trens de carga. O espaço entre o trem e a plataforma nas estações da CPTM é consequência da inexistência de uma via para o transporte ferroviário de cargas, que hoje passa pela cidade de São Paulo, nas mesmas vias por onde transitam os trens de passageiros.

Regras de segurança

Mesmo com o novo acessório, os usuários devem respeitar as regras de segurança para embarque, como aguardar o trem nas plataformas sem ultrapassar a faixa amarela. Para orientar os passageiros sobre os cuidados que devem ser tomados durante o embarque e desembarque, a Companhia emite avisos sonoros nas estações e trens.

13/11/2018 – Governo do Estado de São Paulo