A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) completa hoje, 28 de agosto, 8 anos de fundação. Uma curta jornada, mas que já consolida grandes conquistas e contribuições para a mobilidade urbana brasileira.
Ao longo desses 8 anos, a ANPTrilhos vem se consolidando como uma referência nacional no que tange à mobidade urbana e o trabalho desenvolvido pela entidade tem inspirado os líderes brasileiros a pensar de forma diferente, contribuindo para mudar antigos padrões e enxergar a cidade numa visão de futuro, onde a integração da mobilidade e o uso de tecnologias limpas contribuam não só para tornar os deslocamentos mais eficientes, mas para garantir mais qualidade de vida para toda a população.
Durante muito tempo o setor metroferroviário de passageiros foi considerado apenas sob a ótica de Estado e motivador de dispêndio, seja através da necessidade investimento nas expansões ou do subsídio governamental para custear a operação. Entretanto, com uma nova visão, o setor vem se renovando ao desenvolver modelagens negociais que proporcionam a redução da dependência de investimento público, liberando recursos para setores como educação, saúde e segurança, ao mesmo tempo que estimulam o investimento privado e a continuidade de projetos para o avanço da mobilidade nas cidades.
Tendo em vista a importância desse sistema de transporte para a eficiência da mobilidade nas cidades, a ANPTrilhos vêm defendendo, ao longo desses 8 anos, a sua inclusão como prioridade nas políticas públicas brasileiras. Investir em transporte sobre trilhos vai muito além do transporte em si. Investir em trilhos traz reflexos positivos sobre o meio ambiente, reduzindo o uso de combustíveis fósseis, a poluição atmosférica e a poluição sonora. Investir em trilhos é investir no cidadão, disponibilizando um sistema de transporte seguro, rápido e eficiente e garantindo, a cada um de seus usuários, mais tempo para lazer, estudo ou família. Investir em trilhos é aumentar o PIB brasileiro, pois o tempo perdido na ineficiência da mobilidade poderia movimentar a Economia do País.
A ANPTrilhos está fazendo a sua parte para tornar as cidades mais sustentáveis, melhorar a qualidade de vida das pessoas, defender a excelência na prestação de serviços do transporte público de passageiros e a modicidade tarifária, por meio da expansão dos sistemas sobre trilhos no Brasil.
Esses foram os primeiros 8 anos de uma longa jornada que a ANPTrilhos tem pela frente. Jornada esta que é e continuará sendo conduzida seguindo os princípios da entidade de unir, fortalecer, representar e inovar para atender as demandas da população brasileira por mobilidade.
Defender o setor metroferroviário é lutar pelo progresso do País e pela mobilidade urbana de seu povo e esse é o papel da ANPTrilhos!
Conselho Diretor da ANPTrilhos