Em entrevista a rádio Jovem Pan, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a instalação do CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, deve ter a instalação concluída na Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara] em 2019, e na Linha 3-Vermelha [ Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera] em 2020.

Atualmente o sistema que controla os trens é usado na Linha 2-Verde, além das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata. A tecnologia foi contratada em 2008 por R$ 780 milhões, e deveria ser implantada nas três linhas em 2011. Em 2015, o Governo Estadual chegou afirmar que estudava reincidir o contrato, e que havia aberto um procedimento arbitral internacional para tratar das divergências e prejuízos sofridos pelo Estado de São Paulo e por sua população em consequência do atraso na implantação do sistema.

Já a Alstom, por sua vez, afirmou que o Metrô não finalizou obras físicas nas três linhas para que o sistema fosse implantado, e que a companhia queria um produto muito mais sofisticado do que estava previsto no contrato.

Como funciona o CBTC?

O sistema dá a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

26/07/2018 – Via Trolebus / Jovem Pan