A empresa vencedora poderá explorar comercialmente 15 terminais por 40 anos

O Metrô de São Paulo vai lançar no próximo dia 10 de março uma licitação para a exploração comercial por 40 anos dos 15 terminais de ônibus ligados às suas estações. O resultado da licitação deverá sair em abril.

No ano passado, 13% das receitas da companhia vieram de negócios que não envolveram a venda de bilhetes do Metrô —foram R$ 248,3 milhões, um crescimento de 30% em relação a 2016.

A maior parcela do resultado não tarifário teve origem em comercialização de publicidade em estações e trens (34,6%), concessão de espaços para shoppings centers (23,7%), terminais rodoviários (13,6%) e lojas (9,1%).

A receita com a exploração de mídia nas estações atingiu R$ 84,5 milhões em 2017 —alta de 156% em relação a 2016.

“Quanto mais independentes formos da receita tarifária, melhor porque ela tem variáveis incontroláveis, como economia, gratuidade, dias úteis, e temos de preservar a qualidade do serviço, diz Paulo Menezes, presidente do Metrô.

Em 2018, a expectativa é manter a expansão desse segmento. “Como estamos saindo da crise, esperamos melhora no faturamento de concessionários, o que repercute no nosso resultado.”

A empresa também conta com avanço da receita com tarifa. Para Menezes, já se percebeu melhora, apesar de em janeiro cair o movimento de passageiros. O ideal, diz, é levar 4 milhões ao dia. “No final de 2017, transportamos 3,9 milhões ao dia, o nível de 2014.”

ALÉM DA PASSAGEM
Terminais de ônibus que serão concedidos este ano para exploração comercial.

Linha 1 – Azul
Ana Rosa
Santana
Parada Inglesa
Armênia (sul)

Linha 3 – Vermelha
Vila Matilde
Carrão (norte)
Carrão (sul)
Tatuapé (norte)
Tatuapé (sul)
Patriarca
Artur Alvim
Penha (norte)
Barra Funda (sul)
Barra Funda (turístico)
Brás

13% das receitas do metrô não vieram das bilheterias em 2017

Fonte: Metrô

26/02/2018 – Folha de S.Paulo / Mercado Aberto