Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

VLT do Rio terá percurso semelhante a bonde do século XIX, diz arqueóloga

Uma das apostas para a mobilidade urbana, apontado como um dos grandes legados das Olimpíadas do Rio de 2016, é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O transporte, muito semelhante aos bondes implementados no século XIX, carrega outra grande semelhança: o trajeto. A descoberta aconteceu durante as obras do VLT, em meio ao trabalho de arqueólogos.

Enquanto os trilhos do VLT eram construídos, a estrutura dos bondes de dois séculos atrás veio à tona. Como mostrou a Globonews neste sábado (26), os trechos serão inaugurados no ano que vem e terão parte do percurso que é rigorosamente o mesmo de 160 anos atrás. O achado dos arqueólogos prova isto.

“Provavelmente é um trilho da época que os bondes eram puxados por animais, por tração animal. Estamos nos referindo ao século XIX, mais ou menos de 1852. São pedras grandes, provavelmente para o animal pisar e algumas dessas pedras tem o que restou de madeira”, afirma a arqueóloga Madu Gaspar.

O VLT vai ligar a Região Portuária ao Centro. Secretário especial de concessões e parcerias público-privadas, Jorge Arraes reconhece que parte do percurso será semelhante, mas ressalta a qualidade do novo transporte.

“O VLT é como um bonde moderno, vários trechos do percurso dele coincidem com os antigos bondes do Rio. Nesta etapa agora são 28 quilômetros de trilho”, afirma.

Arraes diz ainda que espera que milhares de pessoas sejam transportadas diariamente no VLT num futuro próximo. “é integração dos modais de transporte e o pressuposto é que vai haver uma diminuição radical da quantidade de ônibus pela Zona Portuária, foi dimensionado para 300 mil passageiros por dia. É claro que isso é uma demanda que vai ser conseguida gradativamente ao longo do período de implantação, não é no primeiro dia”, afirma.

Os bondes foram no extintos sob o pretexto de que viraram um transporte com cara de passado. O único que sobrou foi o de Santa Teresa, desativado depois que um acidente matou seis pessoas em agosto de 2011. Em obras, ainda não tem data para ser reativado. Crítico ao projeto, embora reconheça que o projeto tem pontos positivos, o especialista Ronaldo Balassiano é a favor da expansão.”O futuro da cidade do Rio de Janeiro não acaba em 2016. As Olimpíadas são um marco importante, elas ajudaram muito o sistema de transporte, mas eu acho que a gente tem que pensar no futuro. Uma das possibilidades seria a expansão desse VLT que hoje está chegando na rodoviária ser estendido até o Aeroporto do Galeão”, sugere.

G1 – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ – ÚLTIMAS NOTÍCIAS – 26/07/2015 – 10:15:08
Autor não encontrado

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email