Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb e prefeitura de Porto Alegre lançam novo bilhete unitário do metrô

Trensurb e prefeitura de Porto Alegre lançam novo bilhete unitário do metrôA partir desta sexta-feira (24), os usuários que embarcarem no metrô pela Estação Mercado já podem utilizar o novo bilhete unitário com tecnologia QR code e cujo pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito. O lançamento do projeto-piloto para teste do sistema foi realizado na manhã de hoje, numa parceria entre a Trensurb e a Prefeitura de Porto Alegre, com a presença do prefeito da capital, Nelson Marchezan Júnior, e do diretor-presidente da Trensurb, David Borille.

Uma máquina de autoatendimento está disponível na Estação Mercado para a venda de bilhetes, aceitando pagamento apenas com cartão de crédito ou débito. Uma bilheteria exclusiva na estação, devidamente identificada, também faz a venda dos novos bilhetes com pagamento somente em dinheiro, durante os horários de testes. Após adquirir seu bilhete, no qual estará impresso um QR code, o usuário deverá aproximá-lo do leitor na catraca exclusiva – adaptada para a leitura somente desse tipo de bilhete – para ter o acesso liberado.

A bilhetagem via QR code, ou código QR (sigla do inglês quick response – resposta rápida), é uma solução inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais. Os testes serão desenvolvidos sem custos para o município e para a Trensurb, com o apoio técnico do TEU Bilhete Metropolitano. A 4all, startup gaúcha, apoia o projeto e trabalha em um aplicativo integrado para smartphones.

Diretor-presidente da Trensurb, David Borille explica que os equipamentos estão sendo testados visando uma atualização tecnológica da bilhetagem da empresa, com a substituição dos cartões unitários pelos bilhetes com QR code, mais práticos e econômicos. “Facilita para o usuário e facilita também o trabalho dos nossos empregados”, declara Borille. Sobre a parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o diretor-presidente afirma que ela é importante para que se trabalhe rumo a integração dos sistemas de bilhetagem dos diferentes modais, além de possibilitar o compartilhamento e implantação de novas tecnologias como, por exemplo, o reconhecimento facial.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior também destaca os esforços para a integração entre as partes envolvidas: “Isso vai possibilitar a interoperabilidade entre as empresas de Porto Alegre, entre Trensurb, entre as empresas da região metropolitana, entre as lotações e entre os táxis. Os principais passos nesse sentido estão sendo dados nas últimas semanas”. Lembra ainda que os avanços na gestão e na tecnologia vão ajudar a combater fraudes nos sistemas de transporte público.

A viabilidade da implantação definitiva do novo sistema de bilhetes unitários será analisada durante o período de testes, que se estende até 7 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Estação Mercado. Caso se comprove a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, a Trensurb deverá licitar o serviço e implantar nas estações do metrô.

Também estiveram presentes no evento de lançamento: o diretor de Operações da Trensurb, Diego Tarta; a diretora de Administração e Finanças, Maria Cecilia Brum; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Euclides Reis; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Eurico Faria; o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino; o secretário da Cultura, Luciano Alabarse; o diretor-geral da Procempa, Paulo Miranda; o diretor-técnico da Procempa, Michel Costa; o diretor-superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto; o diretor do consórcio gestor da Bilhetagem Eletrônica, Érico Michels; o gerente geral do TEU Bilhete, Fernando Lindner; gestores e empregados da Trensurb, além de representantes das empresas envolvidas na implantação do projeto.

Foto: Artur Colombo/Trensurb

24/03/2017 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email