Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trens da Linha 4 vão reforçar operação da Linha 2 do metrô Rio

A Secretaria estaddal de Transportes do Rio, com o MetrôRio, colocou em operação nesta quinta-feira, 17/12, o 15º trem da Linha 4, que completa a frota de novos trens importados da China. A viagem inaugural partiu da estação Estácio em direção à Pavuna, com o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, que anunciou que sete das composições da Linha 4 vão circular na Linha 2, substituindo composições antigas para garantir maior conforto aos usuários e maior agilidade operacional do sistema.

?Com ar-condicionado 33% mais potente que os dos trens antigos, os trens da Linha 4 seguem o mesmo projeto dos 19 que circulam pelo sistema desde 2012: seis carros com capacidade para 1.800 pessoas, passagem interna entre os vagões e câmeras de monitoramento interno.

– A partir de hoje, sete trens da Linha 4 passam a integrar a frota da Linha 2, que vai operar praticamente só com trens novos, garantindo mais conforto ao passageiro. Isso vai permitir que a gente atinja a meta de, até julho de 2016, revitalizar todos os 30 trens antigos do metrô, que passarão por manutenção principalmente no ar condicionado ? afirmou o secretário Osorio.

Com a chegada dos 15 novos trens, a frota do metrô chega a 64 composições, um incremento de mais de 100% no número de trens que operam no sistema em comparação ao ano de 2009 (quando circulavam 30 trens).

Em paralelo, a concessionária segue com o projeto de revitalização dos 30 trens mais antigos. Sete composições já passaram por revisão nos sistemas elétrico, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura.

Operação Verão para os fins de semana começa neste sábado

Para atender o aumento de demanda aos sábados, domingos e feriados, devido ao início do verão e das férias, o MetrôRio inicia neste sábado, dia 19/12, a Operação Verão. O planejamento especial, que vai até o dia 14 de fevereiro, consiste no reforço dos trens nos fins de semana e feriados, reduzindo os intervalos entre as viagens e aumentando em até 20% o número de lugares em relação à oferta usual.

– Essa operação vai perdurar até o fim do verão e valerá também no Réveillon e no Carnaval, períodos em que a cidade recebe muitos visitantes e também quando os moradores da Região Metropolitana se deslocam com maior frequência para as praias. Em poucas semanas, teremos a abertura oficial dos blocos, que causam grande impacto no trânsito. Nossa ideia é fazer com que o metrô seja a melhor opção de transporte para se chegar às praias, à Lapa e aos pontos turísticos da cidade, seja na zona sul ou na região central da cidade ? explicou Osorio.

A transferência entre as Linhas 1 e 2 durante esse período será feita na estação Estácio. Trens extras, posicionados em estações estratégicas, serão injetados no sistema de acordo com o aumento do fluxo de usuários.

Embarque com pranchas
As pranchas têm o embarque liberado aos sábados, domingos e feriados, em todas as estações e nos ônibus Metrô Na Superfície. Devem estar encapadas e não ultrapassar dois metros de comprimento.

Embarque com bicicletas
O embarque de bicicletas nos fins de semana e feriados em qualquer horário está mantido. O usuário pode embarcar com a bicicleta também em dias úteis, após as 21h, no último carro de cada composição. Além disso, o MetrôRio disponibiliza 14 bicicletários gratuitos para os passageiros, distribuídas nas estações General Osório, Siqueira Campos, Cantagalo, Catete, Glória, Estácio, São Francisco Xavier, Uruguai, Triagem, Inhaúma, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio e Pavuna.

17/12/2015  – Agência Rio de Notícias – Rio de Janeiro/RJ
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email