Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Secretário de Transportes e presidente da SuperVia entregam mais uma Estação Ferroviária Olímpica

Estação Vila Militar tem capacidade para atender cerca de 23 mil pessoas por dia
Estação Vila Militar tem capacidade para atender cerca de 23 mil pessoas por dia

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o presidente da SuperVia, José Carlos Prober, entregaram, nesta quarta-feira (06/07), a Estação Vila Militar, do Ramal Santa Cruz. Esta é a terceira estação do pacote de obras olímpicas, que contempla a reforma de outras cinco consideradas estratégicas para os Jogos Rio 2016: São Cristóvão, Engenho de Dentro e Deodoro (estas três em fase final de reforma), Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos (entregues em fevereiro e junho, respectivamente). O valor total do investimento da concessionária é de R$ 250 milhões.

Foram incluídos no processo histórico de reforma: novos acessos por meio de rampas (uma ligada à Estrada São Pedro e Alcântara e outra integrada à estação do BRT), recuperação da fachada, ampliação do mezanino e das plataformas, instalação de elevadores, cobertura metálica no mezanino e cobertura nas plataformas, nova iluminação em LED, instalação de piso tátil, construção de banheiros, substituição do modelo de catracas e implantação de sistema de reuso da água pluvial.

A estação irá atender ao público que for assistir às competições olímpicas realizadas no Estádio de Deodoro, na Arena da Juventude, no Centro Aquático, no Centro Olímpico de Tiro e no Centro Olímpico de Hóquei.

“A estação Vila Militar é estratégica para a Olimpíada e vai entrar para a história da cidade do Rio de Janeiro, atendendo toda a população do entorno. É uma obra de legado que trouxe acessibilidade e comodidade, aumentando ainda mais a qualidade na prestação de serviço da SuperVia”, destacou o secretário Rodrigo Vieira.

A previsão da concessionária é que, no período dos Jogos, sejam ofertados três milhões de lugares nos trens, diariamente, em cerca de 1.600 viagens. Além das seis estações olímpicas, as estações Central do Brasil, Intermodal Maracanã e Madureira – reformadas e com acessibilidade plena – também serão fundamentais para o atendimento durante o evento.

Comodidade e acessibilidade

Aberta ao público em agosto de 1910, a estação Vila Militar chega aos 196 anos de existência mais moderna e oferecendo comodidade e acessibilidade aos passageiros.
“Importante no início do século XX para o embarque e desembarque das tropas militares e materiais bélicos, e também dos moradores locais, hoje a Estação Vila Militar está de cara nova. Ainda mais bonita, com itens de acessibilidade, mais uma vez será destaque na região, recebendo milhares de passageiros e espectadores durantes as Olimpíadas e Paralimpíadas”, afirmou José Carlos Prober, presidente da SuperVia.

Segundo Rodrigo Vieira, o objetivo da Secretaria de Transportes é levar qualidade e acessibilidade para todo o sistema.

“O Governo do Estado está trabalhando para levar acessibilidade a todas as estações. Nosso objetivo é disponibilizar essa qualidade em todo o sistema ferroviário”, conclui.

Fotos: Henrique Freire

06/07/2016 – secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email