Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

São Paulo recebe seu terceiro jogo da Copa 2014 na Arena Corinthians sem incidentes

O esquema de operação montado pela Prefeitura de São Paulo no entorno da Arena Corinthians nesta segunda-feira (23) garantiu que os mais de 63 mil torcedores chegassem ao estádio para assistir ao jogo entre Holanda e Chile pela Copa do Mundo 2014 sem nenhum incidente.

O retorno dos torcedores que estavam no estádio após a partida também foi sem problemas. A cidade não registrou congestionamentos no trânsito, como ocorreu na semana passada antes da partida entre o Brasil e México pela segunda rodada do mundial. Por isso, aqueles que deixaram o trabalho para assistir à partida entre o Brasil e Camarões, em Brasília (DF), não encontraram dificuldades no trânsito.

Para a ação de hoje, foram mobilizados 1.988 homens, entre agentes de trânsito, segurança, limpeza e saúde para garantir a segurança do público.

O rodízio esteve em vigor até as 20 horas para veículos de placa final 1 e 2. Às 16 horas, Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, atingiu sua lotação máxima de 25 mil pessoas, impossibilitando o acesso de outros torcedores, por questões de segurança.

“A cada jogo a nossa operação, em conjunto com o governo do estado, está se superando e hoje, que seria um dia mais complicado, em função do jogo na cidade e do Brasil, está ocorrendo muito bem, tanto para quem foi ao estádio como para quem se deslocou para as suas casas. A população está de parabéns por ter colaborado com esta operação”, afirmou a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Especial para a Copa do Mundo (SPCopa), Nádia Campeão.

O prefeito Fernando Haddad acompanhou a evolução no trânsito da cidade até as 15h no CAM (Centro Aberto de Mídia) onde recebeu informações em tempo real.

No início da manhã, às 8h, a capital registrava 37 quilômetros de congestionamento. Já às 17h, início do jogo do Brasil, o índice de congestionamento na cidade era zero.

Mobilidade
As operações de entrada e saída do “Expresso Copa” (CPTM) e a linha 3-Vermelha do Metrô operaram normalmente, sem falhas operacionais. A “operação entrada” na Arena Corinthians também foi bem-sucedida e não afetou a mobilidade do conjunto da cidade. Para desafogar o Metrô e a CPTM, a Operação Paese também foi acionada na região e na saída do estádio, 4.000 pessoas foram transportadas.

Para auxiliar as pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e gestantes, o Serviço Atende transportou hoje 249 pessoas na entrada do estádio.

Saúde
Até o fim do jogo na Arena Corinthians, O Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS) registrou quatro atendimentos fora do estádio, com uma remoção. Dentro do estádio, a empresa contratada pela Fifa realizou 99 atendimentos e duas remoções.

Cadastrados pela Prefeitura de São Paulo, 394 vendedores ambulantes trabalharam no entorno da Arena Corinthians até o fim da operação às 13h30. Foram 224 ambulantes em Itaquera e 170 em Artur Alvim.

Exibições públicas
Na Fifa Fan Fest, até o fim do jogo entre Brasil e Camarões, o Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS) registrou no Vale do Anhangabaú e no entorno 73 atendimentos, nenhum deles com gravidade, o que é considerado um número baixo em relação à quantidade de pessoas envolvidas.

Além da Fifa Fan Fest, São Paulo também contou com outras três exibições públicas do jogo do Brasil. Cerca de 4.000 pessoas acompanharam a transmissão em Perus, na zona norte; 2.000 em São Miguel Paulista, na zona leste; e 1.000 em Campo Limpo, na zona sul.

Turistas
A SPTuris informou que o movimento nas Centrais de Informação Turística (CITs) foi intenso entre os dias 21 e 22 de junho. As CITs dos principais terminais de transporte da cidade (Aeroporto de Congonhas e Terminal rodoviário do Tietê) tiveram um atendimento 114% maior do que as CITs localizadas em outros pontos da cidade.

Novas estimativas de chegadas de turistas na cidade de São Paulo apontam para um número próximo de 190 mil visitantes que passaram pela cidade entre 12 e 22 de junho de 2014. Destes, cerca de 29 mil são estrangeiros e 155 mil brasileiros. A chegada de grandes grupos de turistas holandeses e chilenos na capital paulista contribuiu para o intenso movimento.

Nas mídias sociais, o final de semana dos turistas foi dedicado a passeios nos principais cartões postais da cidade (41,5%), além da vida noturna e bares (20,5%). Outras pesquisas realizadas fora do período da Copa do Mundo apontam como principais atividades na cidade a gastronomia e compras, perfil característico dos turistas de negócios que visitam São Paulo.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email