Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Polêmica, Ferrovia Bioceânica foi discutida no Fórum de Líderes

Temas controversos como o projeto da ferrovia Bioceânica, que tem o objetivo de cruzar o país do Porto de Açu, no Rio de Janeiro, até uma saída para o Oceano Pacífico, no Peru, também foram abordados no Fórum de Líderes, um dos eventos paralelos da NT Expo – 18ª Negócios nos Trilhos. “É polêmico, mas o Brasil precisa ter uma carteira de grandes projetos. Em maio devemos apresentar o estudo completo do empreendimento”, disse o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Maurício Muniz Barretto de Carvalho.

O fato do secretário ter apresentado o projeto junto com os outros previstos pela nova etapa do PAC não agradou o representante da UIC (International Union of Railways) na América Latina, Guilherme Quintella. “Ao colocar a Bioceânica junto com os outros projetos do PAC, o governo cria uma confusão. Acho que o ideal seria esperar a apresentação do estudo em maio, para conhecermos a real viabilidade do empreendimento. No momento, isto só ajuda a criar uma confusão entre investidores interessados na expansão da malha viária”, destacou.

O Fórum de Líderes debateu, também, o transporte metroferroviário de passageiros. Na oportunidade foram apresentados casos de sucesso como o Trem do Rio, da Supervia. ‘Em outubro batemos o recorde ao transportar 729 mil passageiros em um dia útil. Isso é resultado de planejamento e de investimentos de 2,4 bilhões. Nossa meta é chegar em 2020 transportando 1,2 milhão de passageiros”, afirmou João Gouveia Ferrão Neto, Diretor de Operações da Supervia.

UBM Brazil

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email