Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Pelo exercício diário da cidadania

Metrô lança oficialmente campanha para incentivar as boas práticas dentro do sistema metroviário.
Metrô lança oficialmente campanha para incentivar as boas práticas dentro do sistema metroviário.

 

Foi lançada nesta segunda (26), às 10h45, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), a campanha Boas Práticas Começam com Você. Em parceria com a Controladoria Geral do DF, é um apelo para que, colocando-se no lugar do outro, o usuário – que embarca e desembarca todos os dias em cada um das suas 24 estações – reflita sobre as suas atitudes diárias.

Mas, enquanto a solenidade não começava, minutos antes, o melhor dos exemplos. Alguém que desembarcou na Estação Central perdeu R$ 120. Outro usuário achou e devolveu o dinheiro ao supervisor da estação que o encaminhou para o Setor de Achados e Perdidos. Quem perdeu poderá procurar o dinheiro dizendo quais as notas haviam no bolo perdido.

Essa é razão da campanha. E o bom é quando os exemplos, como esse, batem à porta. Grandes painéis foram espalhados por todas as estações, dentro dos trens e também circularão na TV Minuto – compartilhadas em todos os carros. Os painéis chamam atenção do usuário para que, entre outras ações, ele preste atenção nas suas bolsas e mochilas – carregá-las sempre à frente – para não incomodar os outros usuários.

No elevador, que dê preferência ao usuário com algum tipo de necessidade especial. Foram instalados adesivos vermelhos avisando sobre a exclusividade. O uso inadequado e o excesso de peso acabam danificando o equipamento, prejudicando o atendimento àqueles que mais necessitam dele. E se estiver sem pressa, atenção: libere a faixa da esquerda da escada rolante para quem precisar andar mais rápido.

Prestar atenção ao som que ouve, para não incomodar quem está ao lado. E, dentro do trem, saber que os assentos preferenciais são destinados a quem realmente precisa: pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Isso é mais do que educação. É um dos maiores gestos de cidadania.

E um dos principais tópicos, o que desencadeou a campanha do Metrô-DF, é: Não pegue nada que não for seu. Se achou alguma coisa, entregue a um funcionário da estação ou deixe no Achados e Perdidos do Metrô, na Estação Galeria. Nada que não é seu deve ficar com você. Isso é princípio de honestidade em tempos de um país tão desonesto e desacreditado.

Lei de Gerson
O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, na abertura da solenidade, disse que a campanha tem como objetivo fixar no subconsciente, no coração e mente das pessoas. “É hora de pararmos com essa ideia da Lei de Gerson, que diz que temos que levar vantagem em tudo. Não pode ser assim”.

Henrique Moraes Ziller, controlador geral do DF, que também participou doe evento se disse otimista com os novos rumos do Metrô: “É um privilégio fazer parte dessa campanha: “Tenho certeza de que ela induzirá a um novo comportamento do cidadão”.

Luzimar Pereira, morador de Águas Claras e presidente da Associação dos Usuários do Metrô-DF, também elogiou a nova campanha. ‘É uma forma de educar a sociedade, levando o usuário a se colocar sempre no lugar do outro”.

Maria de Lourdes Galvão, chefe do Setor de Achados e Perdidos do Metrô-DF, há 18 anos trabalha com histórias de gente que acha o que não é seu, entrega no setor e torce para que chegue ao dono. “Sei que, depois dessa campanha, meu trabalho vai aumentar muito, mas o que me mantém nele é fazer sempre o bem.”

A campanha Boas Práticas Começam com Você tem um objetivo muito claro. Todos juntos por um mundo e pessoas melhores.  E esse é um exercício diário de cidadania.  É se enxergar verdadeiramente no outro. E só se respeita o outro quando se entende que o outro, aquele que está à nossa frente, pode ser um de nós. Quando se chega a esse nível de percepção e entendimento, toda e qualquer campanha sempre dará certo.

26/09/2016 – Metrô DF
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email