Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Nono trem revitalizado do metrô começa a operar nesta segunda-feira no Rio

A Secretaria estadual de Transportes do Rio (Setrans), em parceria com a concessionária MetrôRio, informou que o nono trem revitalizado do metrô entrou em operação nesta segunda-feira (18).

Com a entrada em operação, nas Linhas 1 e 2, das 15 novas composições da Linha 4, o MetrôRio está retirando do sistema, gradativamente, os trens mais antigos da frota para o processo de revitalização na oficina, com o objetivo de melhorar a performance dos trens e aumentar o conforto dos passageiros.

O ciclo da manutenção dura 30 dias, aproximadamente. Além de revisão no sistema elétrico, de portas e propulsão, são realizadas manutenções preventivas e corretivas. O sistema de ar-condicionado recebe atenção especial, com modificação de componentes e troca de condensadores.

As composições são desoxidadas e passam também por processo de pintura. Os bancos recebem tons em azul e prata, assim como o modelo dos trens novos. Após esse processo, o trem retorna à grade operacional. Até o início do segundo semestre, todas as 30 composições terão passado pelo Centro de Manutenção da concessionária MetrôRio.

Sistema metroviário

Além dos 30 trens antigos, o sistema metroviário do Rio conta com 19 unidades chinesas, adquiridas em 2009, que operam na Linha 2. Outras 15 novas composições foram compradas para circular na Linha 4 (Barra da Tijuca-Ipanema) do Metrô. Ao todo, a MetrôRio conta com frota de 64 composições.

18/01/2016 – Agência Rio de Notícias
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email