Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2017

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (24/02) até as 23h de terça-feira (28/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até as 3h de quarta-feira (01/03), em virtude do desfile das escolas mirins. A partir das 10h de sábado (25/02), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo

Somente o acesso Passeio, da estação Cinelândia, ficará aberto das 6h às 20h, entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os passageiros que não possuírem esses cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que possuirão bilheterias externas para agilizar o atendimento.

Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (26/02) até a terça-feira (28/02) e ficará localizada próximo ao acesso Outeiro. Já em Carioca, a bilheteria externa funcionará do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02) junto ao acesso Rio Branco. Os foliões que comparecerem a blocos próximos a essas duas estações deverão comprar o cartão nessas bilheterias, já que não haverá venda na parte interna das estações. A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas.

Blocos em Ipanema

Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação General Osório também contará com um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de usuários com cartões pré-adquiridos (cartões unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Vale-Transporte e Bilhete Único). Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

Na estação General Osório, os passageiros que desejarem embarcar na Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias.

Na estação Nossa Senhora da Paz, entre 5h e 15h, o usuário poderá embarcar e desembarcar apenas pelo acesso A (Joana Angélica). Entre 15h e 5h, o acesso funcionará somente para desembarque.

Blocos no Leblon, São Conrado e Barra

Em Jardim de Alah, os foliões poderão embarcar apenas pelo acesso A (Borges de Medeiros). O acesso B (Almirante Pereira Guimarães) servirá apenas para desembarque.

Na estação Antero de Quental, o embarque será feito apenas pelo acesso A (Bartolomeu Mitre) e o desembarque somente pelo acesso B (General Urquiza).

Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval.

Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.

Sapucaí e Terreirão do Samba

O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.
Na terça-feira de Carnaval (28/02), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até as 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário somente para desembarque.

Funcionamento das estações
As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (24/02) para sábado (25/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (01/03). Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.

O acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas.

Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial: a estação funcionará para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h.
Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Medidas de segurança

Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

Metrô Na Superfície

Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

Aplicativo MetrôFácil

No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval), o usuário poderá acessar um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os usuários poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, no aplicativo os passageiros poderão acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

13/02/2017 – MetrôRio
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email