Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Metrô-DF e Bombeiros simulam regaste em túnel de Taguatinga

O Corpo de Segurança Operacional do Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizam, a partir da meia noite desta segunda-feira (19), até as 3h30, mais uma etapa do treinamento conjunto para alinhar a atuação das duas forças numa situação de incêndio envolvendo múltiplas vítimas em área de túnel.

A simulação foi feita pela primeira vez em junho, com o 1º Batalhão do CBMDF, no túnel Asa Sul, e agora se repete na Praça do Relógio, para atender ao 2º Batalhão CBMDF, que fica em Taguatinga Centro.

A atividade será feita em quatro ocasiões, nos dias 19, 20, 29 e 30 de outubro, sempre das 0h às 3h30. Cada turma contará com 10 agentes de segurança operacional do Metrô-DF. O CBMDF levará um grupamento e as “vítimas”, integrantes da escola de praças do Corpo de Bombeiros.

O objetivo desse tipo de ação é definir os limites da atuação de cada força envolvida num resgate. De acordo com o chefe da divisão de segurança operacional do Metrô-DF, Pedro Feitosa, os agentes de segurança atuarão na plataforma da estação, evacuando a área e conduzindo as vítimas. O Corpo de Bombeiros trabalhará no túnel, onde, hipoteticamente, haverá fogo e fumaça. “A ideia é estabelecer um protocolo de atuação mútua, entre o Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros, para construir um padrão de atuação nesse tipo de situação”, explica Feitosa.

Rapel
No dia 21 de outubro, na estação 114 Sul, quatro instrutores da Divisão de Segurança Operacional do Metrô-DF também serão treinados pelo CBMDF em técnicas de combate a incêndio e combate tático usando rapel. O treinamento será realizado das 0h às 3h30.

Capacitação
A partir desta segunda-feira (19) também serão ministradas aulas de Técnicas Policiais para os seguranças metroviários. Cerca de 130 agentes serão capacitados para atuarem utilizando técnicas de abordagem, policiamento ostensivo e comunitário, direitos humanos e condução de veículos de emergência.

As aulas serão dadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na Estação Ceilândia Centro, de 19 de outubro a 4 de novembro, das 8h às 17h. 130 agentes receberão o treinamento e as formaturas de cada turma serão realizadas a cada sexta-feira, no Centro Administrativo e Operacional do Metrô-DF, em Águas Claras, com a presença de representantes do comando da PMDF.

16/10/2015 – Metrô-DF
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email