Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Em parceria com a ANPTrilhos e com apoio do Governo de Brasília, o Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities será realizado no dia 19 de abril, na Sede da CNT, em Brasília/DF. Além de apresentar os indicadores da capital federal, especialistas também irão debater os dados de Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.

Conhecida pelos monumentos e edifícios que são marco da arquitetura, Brasília também se destaca no Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems e a Sator, alcançando a primeira colocação nos indicadores Mobilidade e Acessibilidade, Saúde, Governança e Economia, no Ranking Regional (Centro-Oeste). A capital também se destaca no Ranking Geral, com a 7ª posição no Ranking CSC e 2ª em mobilidade e acessibilidade.

Esses e outros dados da capital federal, além de Goiânia/GO, Campo Grande/MS e Cuiabá/MT, serão apresentados por especialistas durante o Encontro Regional Centro-Oeste Connected Smart Cities, evento em parceria com a ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos e com apoio do Governo de Brasília. O fórum será realizado na capital federal, no dia 19 de abril, na Sede da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

O encontro, que tem como objetivo encontrar soluções inovadoras com foco em cidades mais inteligentes e conectadas, faz parte do Connected Smart Cities e conta com a participação de empresas, entidades e governo.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo de Brasília, Valdir Oliveira, a inclusão do tema nas ações do governo irá trazer enormes benefícios. “O Governo de Brasília vem implementando ferramentas de gestão na Administração Pública e as aplicações dos conceitos de Smart Cities são mais do que adequados para provermos à população serviços públicos cada vez melhores. Na Campus Party de 2017 já tivemos dados abertos nas áreas de educação, mobilidade e segurança para o Hackathon Inova Brasília, gerando soluções inovadoras. O LRE@Digital desburocratiza o processo de abertura e licenciamento de empresas. Estas iniciativas já são realidade e começaram a render frutos à população”, finaliza.

Entre as cidades participantes do Ranking Connected Smart Cities, a capital Campo Grande está na segunda colocação no Ranking Região Centro-Oeste em: Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Educação, Urbanismo e Governança. Já Goiânia conquistou a primeira colocação em Tecnologia e Inovação, Educação e Empreendedorismo. Cuiabá está na terceira posição em Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação e quarta em Governança.

De acordo com Roberta Marchesi, Superintendente da ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, entidade apoiadora do Encontro Regional Centro-Oeste, um evento como esse viabiliza o debate sobre temas importantes para o desenvolvimento das cidades, como a mobilidade que faz parte dos indicadores do Ranking. “É necessário e urgente o desenvolvimento de ações conjuntas entre governo, entidades, empresas e a sociedade com o objetivo de tornar, por meio de ações integradas, as cidades mais acessíveis para todos. A mobilidade, sem dúvida, é fator primordial no processo da melhoria da qualidade de vida da população”, cita.

Para Paula Faria, Diretora Executiva da Sator, empresa organizadora do evento, o encontro é voltado para a discussão e negócios de cidades inteligentes do Brasil e, assim como no encontro Regional Nordeste que aconteceu em Salvador e foi record de público, esta edição também cumprirá o papel de desenhar um panorama de desenvolvimento de cidades inteligentes na Região Centro-Oeste. “O evento será uma oportunidade para que o poder público avalie as melhores práticas de cidades inteligentes e, consequentemente, possa desenvolver ações que potencializem ainda mais os pontos fortes alcançados no Ranking, além de poderem criar mecanismos para melhorar os indicativos que precisam de atenção”, cita.

Os Encontros Regionais Connected Smart Cities Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. Os eventos regionais buscam debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região.

Encontro Connected Smart Cities Regional Centro-Oeste – Brasília/DF
Data: 19 de abril de 2018
Horário: Das 08h30 (Credenciamento) às 17h00
Local: CNT – Confederação Nacional do Transporte – SAUS Q.1 – Bloco J – Entradas 10 e 20
Ed. CNT – Brasília/DF

10/04/2018 – Connected Smart Cities
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email