Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Deixar o carro em casa pode economizar tempo e paciência

O tempo vale ouro para quem usa o Metrô no Rio de Janeiro. Minutos preciosos significam não apenas rapidez nos deslocamentos diários, como também uma vida mais produtiva e menos estressante. As viagens podem levar metade do tempo com relação ao carro, principalmente nos trechos das Linhas 1 e 2. Junto ao Dia Mundial Sem Carro, nesse 22 de setembro, chega também a oportunidade de experimentar novas formas de locomoção.

Adriana Rodrigues Beltrão, 43 anos, trabalha na Superintendência de Comunicação da CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras. Moradora de Copacabana, ela costuma deixar o carro na garagem ao seguir para o trabalho, no Centro. Da estação Siqueira Campos até a Cinelândia, a viagem dura no máximo 15 minutos, que são dedicados à leitura. O mesmo percurso de carro levaria de 25 a 30 minutos, além do tempo – e do dinheiro – desperdiçado na procura por estacionamento.

— Com o grande número de obras em andamento na cidade, o transporte de carro piorou muito. O metrô é bem mais prático: não há risco de pegar trânsito engarrafado por conta de acidentes ou alagamentos. Como eu moro perto da estação do Metrô e trabalho há 25 anos no mesmo lugar, já me habituei ao transporte sobre trilhos — explica Adriana.

Ela não é uma exceção. Nas principais áreas metropolitanas do Brasil, os trabalhadores têm procurado meios de encurtar distâncias e reduzir o tempo gasto com transporte. É a busca por qualidade de vida, cada vez mais rara em tempos modernos. Um estudo da Firjan (Federação das indústrias do Estado do Rio de Janeiro), divulgado este mês, aponta que mais de 17 milhões de brasileiros demoram, em média, 114 minutos (pouco mais de duas horas) no deslocamento casa-trabalho-casa. Nesse contexto, o Dia Mundial Sem Carro chega para discutir questões importantes da mobilidade urbana.

RIO LIDERA RANKING

Segundo o estudo, o Rio é a capital em situação mais crítica em tempo perdido nos deslocamentos. Ao todo, 2,8 milhões de pessoas gastam, em média, duas horas e 21 minutos por dia no trânsito da cidade. O impacto na produtividade em função do tempo perdido nas viagens longas – chamado de produção sacrificada – é significativo. No Rio, esse custo ultrapassou R$ 19 bilhões em 2012, equivalente a 5,9% do PIB metropolitano daquele ano, de acordo com a Firjan.

Daí a importância de reduzir o uso do automóvel nos deslocamentos diários. O metrô, que só no Rio de Janeiro transporta diariamente 800 mil pessoas, ajuda a encurtar essas distâncias. O trajeto entre as estações Cantagalo e Cinelândia, por exemplo, pode ser feito em apenas 16 minutos. Da estação General Osório até a Carioca, são 18 minutos, em média. Do Flamengo à Central, a viagem dura 12 minutos. Da estação Uruguaiana até a Saens Peña, o percurso demora 11 minutos.

— Quanto mais longa é a distância até o trabalho, maior a vantagem de usar o transporte sobre trilhos. Nesse cenário, o metrô representa um grande diferencial, pois encurta o tempo da viagem e livra o passageiro dos imprevistos do trânsito — afirma o economista Riley Rodrigues, especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan.

O próprio Riley, morador de Benfica, vive essa situação no seu dia a dia. São 18 minutos de viagem no metrô da estação Triagem até o Centro. Se optasse pelo carro, ficaria pelo menos 45 minutos no trânsito até chegar ao trabalho – sem contar o risco de engarrafamentos. O economista lembra ainda que os longos percursos feitos de automóvel, com muitos pontos de parada, aumentam a emissão de gases poluentes na atmosfera.

MENOS EMISSÃO DE POLUENTES

Essa é outra vantagem incontestável do metrô. Trata-se de um meio de transporte energeticamente mais limpo: o ônibus emite 10 vezes mais gás carbônico do que o metrô e o carro 28 vezes mais. Cada composição, formada por seis vagões, corresponde a 23 ônibus ou 152 vans ou 1.517 carros em número de passageiros, segundo o Metrô.

— O MetrôRio emite cerca de 28 vezes menos gases do efeito estufa em relação a carros, um dos melhores desempenhos nesse aspecto no mundo. Essa performance deve-se ao fato de o metrô não consumir combustíveis fósseis em sua operação, já que funciona com energia elétrica. A matriz energética brasileira é menos poluente, uma vez que é composta basicamente por fontes hidroelétricas — afirma Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio.

O sistema também incentiva a integração metrô/bicicleta. Hoje existem bicicletários em 14 estações, num total de 223 vagas. Como eles estão localizados na parte interna das estações (após a linha de bloqueio), só os usuários que vão embarcar têm acesso, o que dá mais segurança a quem utiliza o serviço. Cada passageiro fica responsável pelo seu cadeado.

O embarque de bicicletas nos fins de semana e feriados é permitido no último carro de cada trem, sem restrição de horário. Desde setembro de 2014, o usuário pode embarcar com a bicicleta também em dias úteis, após as 21h, no último carro de cada composição.

O Metrô também é opção de transporte nos fins de semana, atraindo uma parcela cada vez maior de passageiros que usam o modal para lazer e turismo. O próprio MetrôRio dá a dica como é possível conhecer os principais pontos da cidade de estação em estação.

DIA MUNDIAL SEM CARRO 2015

Celebrado no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Caro é uma ação que busca conscientizar cidadãos sobre meios de transportes alternativos ao carro. Vale ir para o trabalho de barca, bicicleta, metrô, ônibus e até a pé, no caso de curtas distâncias. O convite está feito, experimente novas possibilidades.

MetrôRio / O Globo
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email