Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Como ampliar a rede de metrô sem aumentar a carga tributária

A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) contará com a participação de representante da operadora japonesa de transporte ferroviário de passageiros West Japan Railway Company (JR-WEST).

A ideia dessa sessão é destacar a importância de as próprias operadoras brasileiras de transporte público, em especial no setor metroferroviário, considerarem a possibilidade de realizarem empreendimentos imobiliários diretamente associados ao transporte como forma de garantirem recursos permanentes para ampliar e modernizar as redes e para assegurar a modicidade das tarifas para os usuários.

No Japão, há caso em que cerca de 40% dos custos de implantação de uma linha de metrô foram pagos por meio da riqueza propiciada pelo crescimento imobiliário promovido pelo próprio operador. Também há operadoras que possuem receitas não operacionais maiores do que as operacionais, mitigando os custos tarifários.

“Convidamos também especialistas alemães, que nos falarão sobre os fatores que devem ser considerados para a escolha da melhor opção de transporte, otimizando o uso dos recursos públicos”, explica Emiliano Stanislau Affonso Neto, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP e especialista em mobilidade urbana e transporte sobre trilhos.

No segundo dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será desenvolvido um painel internacional coordenado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys).

Em tempos de crise, avançar

A AEAMESP, entidade realizadora do encontro, tem trazido para a Semana de Tecnologia Metroferroviária expositores internacionais, para que mostrem o que acontece em outros países e “nos ajudem a ver com ângulos novos nossas velhas questões”, assinala Affonso Neto.

“Neste momento, marcado pela sobreposição de crises que todos conhecemos, tal tipo de apoio é especialmente importante. Em tempos bicudos, temos as maiores oportunidades de avançar e, para tanto, não devemos agir como avestruzes e enfiar a cabeça na areia, esperando que os problemas se dissipem. É fundamental unir o setor e sair a campo para viabilizar novas soluções, sob pena de retrocedermos”, complementa.

Para o dirigente, a retração da economia e da arrecadação nos três níveis de governo tem levado as administrações publicas a cortar investimentos. Esse tipo de resposta à crise tem afetado projetos estruturadores de transporte público urbano, notadamente os referentes a sistemas sobre trilhos, que tiveram o ritmo de implantação reduzido ou foram postergados.

Ele avalia que enfraquece adiar projetos de infraestruturas de transporte e piora a mobilidade urbana e, em razão disso, retira das cidades as melhores possibilidades de ampliar a produtividade e a competitividade no enfrentamento da crise. Assim, o que parece uma solução temporária poderá se caracterizar como um problema mais complicado e de maior duração, prejudicando o crescimento do país.

“Com a diminuição dos recursos do Tesouro, precisamos estruturar projetos capazes de captar créditos que ajudem a mitigar os custos de implantação e de operação. Uma parcela desse recurso pode vir do desenvolvimento induzido pelo próprio empreendimento, como se observa mundo a fora. E como parte dessa estratégia, precisamos organizar formas jurídicas que nos permitam capturar por um tempo delimitado uma parcela da riqueza adicional advinda da valorização imobiliária, do aumento da captação de impostos e do estímulo a diferentes outros negócios, que, comprovadamente, os sistemas de maior capacidade de transporte são capazes de gerar, ajudando a colocar em pé novas linhas sem a necessidade de aumentar impostos”, finaliza.

Sobre a Semana – Na sua 22ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é realizada anualmente pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP. O Congresso acontecerá em paralelo a METROFERR EXPO 2016, exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, entidades setoriais, mídias especializadas, etc. que trocam informações sobre as inovações oferecidas ao mercado ferroviário de carga e passageiros.

Durante quatro dias de Congresso, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Serviço
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Horário dia 13: das 14 às 17h30
Horário dias 14 a 16: 9h00 às 17h40
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP

11/07/2016 – AEAMESP

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email