Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Colocando o Brasil nos Trilhos

“Estamos discutindo cenários para consolidação da visão estratégica do transporte sobre trilhos de carga e passageiros. Neste momento há uma transformação na mobilidade urbana sobre trilhos nos grandes centros e essa mudança é necessária para a melhor qualidade de vida das cidades, facilitando os deslocamentos da população, reduzindo o trânsito e a poluição. Essa transformação é estratégica e mais adequada para as cidades, bem como a ocupação do espaço do território brasileiro no sentido Norte do Brasil no que tange ao transporte de cargas”.

As colocações são do presidente da Sessão Ferroviária da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, Rodrigo Vilaça, que destaca ainda que é preciso considerar a necessidade de reformar, repactuar e refazer os contratos atuais das concessionárias de transporte de cargas para que possamos colocar, como o presidente em exercício Michel Temer tem defendido, “o Brasil nos Trilhos”.

Para Vilaça, que também é diretor da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos, o sistema ferroviário passa a ser um diferencial na visão estratégica do Estado Brasileiro, se tornando uma política de Estado e não de governo. “Nós temos que iniciar os projetos e finalizá-los, focando em desatar os nós que fazem parte da burocracia do andamento dos projetos. Tenho expectativa que até o final da década estaremos avançando em quilômetros sobre trilhos para passageiros, em novas concessões nos sistemas de carga do Brasil, bem como a recuperação da principal malha brasileira que é a malha do Estado de São Paulo. Nós vamos evoluir. A expectativa é que até a próxima década, entre 2020 e 2030, estaremos, por força dessa nova visão e o novo ambiente, como o País precisa, onde se enxerga além de um novo mandato uma condição completamente diferente para os trilhos no Brasil”, projeta.

Vilaça é um dos palestrantes do painel “Transporte ferroviário na macrometrópole”, que acontecerá no dia 15 de setembro, das 14h às 15h20, durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo.

Na palestra, Vilaça falará sobre a otimização do uso da infraestrutura e a remoção dos entraves para o crescimento do transporte ferroviário, o compartilhamento da faixa pelos trens de passageiros e carga. “Neste momento de reformulação ou revisão do sistema sobre trilhos no Brasil, para que nós possamos compartilhar carga e passageiros no mesmo trilho e até mesmo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que estará participando nas cidades com ônibus, bicicletas e pedestres”.

Essa integração dos modos de transportes que é importante para que possamos utilizar os trilhos no nosso País, tanto nas cidades como no território de maneira passível e possível com segurança para a carga e passageiros.

Sobre a METROFERR EXPO 2016 – Realizada paralelamente ao Congresso, a METROFERR EXPO é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado metroferroviários.

Sobre o 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU – A cerimônia de entrega do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, será realizada no dia 13 de setembro, logo após a abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária programada no horário das 14h às 15h30. Quinze trabalhos serão agraciados com troféus e os três melhores artigos técnicos receberão um prêmio de R$ 5 mil, cada um. O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com o apoio da AEAMESP, entidade responsável pela realização do Congresso.

Sobre a AEAMESP – Fundada em 14 de setembro de 1990‏, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) é uma entidade sem fins lucrativos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREAs. A entidade tem por objetivo valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária, em todas as suas modalidades, nacional e internacional, promovendo a qualidade técnica de seus associados, bem como representá-los perante empresas, órgãos e institutos da comunidade científica e tecnológica, em assuntos dessa natureza.

Serviço
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Horário dia 13: das 14 às 17h30
Horário dias 14 a 16: 9h00 às 17h40
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP

05/08/2016 – AEAMESP
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email